WALMOR CHAGAS


Ator / Autor / Diretor / Produtor Teatral

[28 / 08 / 1930 <==> 18 / 01 / 2013]

Walmor de Souza Chagas, mais conhecido como Walmor Chagas, foi um Autor, Diretor, Produtor Teatral e um famoso ator brasileiro , muito conhecido pelas suas participações em filmes brasileiros e principalmente em novelas para a televisão.

Walmor Chagas nasceu na cidade de Porto Alegre (RS) e se mudou para São Paulo no começo dos anos 50, buscando uma chance no cinema.
Seu contato inicial com o cinema se delimitou pelo lugar onde morava, disse Walmor:

“Nasci em Porto Alegre.
Nós íamos muito ao cinema Ipiranga.
Comprávamos o ingresso de domingo e ganhávamos o de quarta-feira.
Era em um bairro cheio de alemães, eu via muitos filmes alemães que passavam lá, filmes do expressionismo, filmes da UFA”.
A escolha pela atuação se deveu em grande parte aos atores de cinema que admirava.
“Eu resolvi ser ator por causa do cinema, adorava os atores americanos. Minha infância foi povoada por eles, Errol Flynn, Bette Davis; queria ser ator de cinema”.


Walmor cursou a Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo.
Foi homem de teatro, com larga atuação, e era apontado como artista de indiscutíveis méritos e criador de personagens de grande impacto.
Em 1952 fundou o Teatro das Segundas-Feiras, junto com Ítalo Rossi, encenando “Luta até o amanhecer”, de Ugo Betti.
Estreou no Teatro Brasileiro de Comédia em 1954, atuando na peça “Assassinato a domicílio”, de Frederick Knott, com direção de Adolfo Celi.
A estréia de Walmor Chagas no cinema aconteceu em 1965, quando interpretou o empresário Carlos em "São Paulo S/A", de Luís Sérgio Person, e contracenou com Eva Wilma.

O filme recebeu o Prêmio Cabeza de Palenque na VIII Reseña Mundial de los Festivales Cinematográficos de Acapulco, e a atuação de Walmor recebeu elogios do cineasta espanhol Luis Buñuel.
Na televisão, fez inúmeros personagens marcantes como o Fábio na novela "Locomotivas", "Alberto Karany" em "Coração Alado", Horácio Ragner em "Eu Prometo", Oliva em "Vereda Tropical", Afonso da Maia em "Os Maias", Guilherme Amarante Paes em "Salsa e Merengue" e mais recentemente o Dr. Salvatore em "A Favorita".
Também participou de outras obras importantes na TV como "Avenida Paulista", "O Pagador de Promessas" e "Mad Maria".

Walmor Chagas era viúvo da atriz Cacilda Becker (irmã de Cleyde Yáconis), com quem viveu durante treze anos - até a morte dela, em 1969.
A união teve início em 1956, durante os ensaios de "Gata em Teto de Zinco Quente", de Tennessee Williams, sob a direção de Maurice Vaneau.
O casal tinha uma filha, adotada em 1964, a cantora Maria Clara Becker Chagas, conhecida como Clara Becker.

Walmor Chagas foi encontrado morto por um funcionário da pousada "Sete Nascentes", de sua propriedade, no bairro Gomeral, em Guaratinguetá, interior de São Paulo [Coordenadas GPS (Aproximadas) - Latitude / Longitude: 22°44'7.61"S, 45°22'42.32"W], onde o ator vivia a mais de 20 anos.
Segundo a Polícia Civil, a morte ocorreu entre 15 horas e 30 minutos e 18 horas.
O ator morreu com um tiro na cabeça disparado por um revólver calibre 38.
Segundo as informações do delegado titular do 2º Distrito Policial de Guaratinguetá, Antonio Luiz Marcelino, que conduziu as investigações, o corpo foi encontrado em um dos cômodos da pousada sentado em uma cadeira, com a arma no colo e ambas as mãos sobre ela.

O laudo dos exames periciais realizados no local da morte e no cadáver atestou o suicídio, ao encontrar vestígios de pólvora em uma de suas mãos.
Como desejo do próprio ator ainda em vida, seu corpo foi cremado em São José dos Campos e suas cinzas lançadas na Serra da Mantiqueira.

Walmor Chagas morava em Guaratinguetá há 20 anos, onde construiu uma pousada, recentemente administrada pelo caseiro, e foi um dos maiores investidores do turismo rural na região.

[Walmor Chagas escolheu viver os últimos 20 anos no meio do mato.
Segundo comentou, queria morar num lugar bem tranquilo, que fizesse bem pra ele.
Walmor costumava dizer para os amigos que tinha se mudado para lá porque queria tranquilidade e sossego.
Queria ficar em paz. Queria ter tempo para estudar.
“Là ele lia, escutava muita música, gostava muito de televisão.

Chegar até o sítio é complicado.
A casa e a pousada ficam a mais de 30 quilômetros do centro de Guaratinguetá, interior de São Paulo.
A estrada termina no portão da fazenda do ator.
Segundo informações das pessoas que viviam com Walmor, apesar de viver longe da cidade, Walmor saía de casa e iIa almoçar todo domingo em um restaurante da região
Nos últimos quatro anos, decidiu cuidar do corpo e contratou uma terapeuta corporal.

Nas últimas semanas de vida, a saúde de Walmor Chagas piorou.
Não enxergava, mal conseguia andar, já não estava mais comendo, chegando a emagrecer oito quilos em 20 dias.
Não queria comer. Não saía de casa.
Walmor Chagas tinha 82 anos de idade e estava com diabetes, sendo que disse para seus amigos que não queria dar trabalho e que se tivesse dificuldade e começasse a se sentir mal, que ele desejaria partir.

No último dia de vida, Walmor comeu um prato japonês, um macarrãozinho bem fininho com molho de shoyu, tomou café, tomou banho, depois tomou banho de sol.
Todos os dias depois do almoço, Walmor deitava um pouco.
Foi isso que ele fez naquele dia, suas últimas ações em vida.]


Causa da Morte:
Walmor Chagas morreu em 18/01/2013 em sua residência (Pousada "Sete Nascentes") em Guaratingueta (SP), com 82 anos de idade, vítima de hemorragia crânio encefálica provocada por perfuração de projetil disparado pela própria vítima, um revólver calibre 38, sendo atestado em documento, suicídio.

Sepultamento:
O Corpo do ator Walmor Chagas foi cremado no Crematório Parques das Flores em São José dos Campos, SP, e suas cinzas foram espalhadas pela Serra da Mantiqueira (SP), nas proximidades do sítio onde morava, conforme seu desejo em vida.


_____________________________________________________________

Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
_____________________________________________________________



Walmor Chagas


Walmor Chagas


Walmor Chagas


Funeral de Walmor Chagas


Funeral de Walmor Chagas


Trabalhos:

Walmor Chagas


Explore o mundo todo em 3D
com riqueza de detalhes
Google Earth


@alemdaim

www.alemdaimaginacao.com
assombracoes@gmail.com