RODDY MCDOWALL


Ator

[17 / 09 / 1928 <==> 03 / 10 / 1998]

Roderick Andrew Anthony Jude McDowall, mais conhecido como "Roddy Mcdowall" foi um ator, cineasta e fotógrafo Inglês e naturalizado norte americano, e que é mais lembrado pelo público e fãs principalmente pelo seu papel de "Cornellius" na série de filmes "Planeta dos Macacos" produzidos nas décadas de 1960 e 1970, mas também através de muitos outros papéis representados em diversos filmes para o cinema e também em peças de teatro.
Outro papel em que Roddy Mcdowall é muito lembrado, é o de Peter Vincent no filme "A Hora do Espanto" produzido no ano de 1985.

McDowall nasceu em "204 Herne Hill Road, Herne Hill , Londres", filho de Winifriede Lucinda, uma aspirante a atriz originalmente da Irlanda, e Thomas Andrew McDowall, um marinheiro mercante de ascendência escocesa.
Ambos os seus pais estavam entusiasmados com o teatro.
Ele e sua irmã mais velha, Virginia, foram criados na religião católica de sua mãe.
Roddy estudou em "St. Colégio de José, Beulah Hill, Upper Norwood , uma escola secundária católica romana em Londres.

Sua carreira artística se inicioui muito cedo, ainda quando era bebê, como modelo.
Quando ainda criança também participou de em vários filmes britânicos.
Depois de ganhar um prêmio como ator em uma peça da escola aos nove anos, ele conseguiu seu primeiro papel de destaque no filme "Murder in The Family" em 1938.
Em seguida, ele participou de outros filmes estrelado pelos comediantes George Formby e Will feno, bem como em Walter Forde 's thriller de Saloon Bar . Sua família se mudou para os Estados Unidos em 1940 devido à eclosão da II Guerra Mundial.

McDowall tornou-se naturalizado cidadão dos Estados Unidos em 9 de Dezembro de 1949, e viveu nos Estados Unidos pelo resto de sua vida.
Ele fez sua primeira aparição de destaque no cinema com a idade de 12 anos, fazendo o papel de "Huw Morgan" em "How Green Was My Valley" (1941), onde conheceu e tornou-se amigo ao longo da vida com Maureen O'Hara.
O filme ganhou o Oscar de "Melhor Filme" , e fez dele um nome conhecido do público.
Ele estrelou em "Lassie Come Home" (1943), um filme que introduziu uma atriz que se tornaria um outro amigo ao longo da vida, Elizabeth Taylor.

Embora McDowall não tenha feito declarações públicas sobre a sua orientação sexual durante a sua vida, várias pessoas têm afirmado que ele era, de uma forma discreta, gay.
Em 1974, o FBI invadiu a casa de McDowall e apreendeu sua coleção de filmes e séries de televisão, no decurso de uma investigação sobre pirataria de filmes e violação de direitos autorais.

Sua coleção consistia de 160 cópias de 16 mm e mais de 1.000 fitas de vídeo, em uma época anterior às fitas de vídeo comerciais, quando não havia comércio legal para filmes.
McDowall Havia comprado de Errol Flynn 's vários filmes de cinema e inclusive cópias de usa própria estréia na direção, transferiu-os para a fita para o armazenamento em um arquivo mais duradouro.
Nenhuma acusação foi feita contra McDowall.

Causa da Morte:
Roddy Mcdowall morreu em 03/10/1998 com 70 anos de idade em sua casa em Studio City - Los Angeles - EUA, devido à complicações provocadas por câncer pulmão.
Seu amigo Dennis Osborne disse que sua morte foi muito tranquila, conforme ele desejava.

Sepultamento:
O corpo de Roddy Mcdowall foi cremado, e suas cinzas foram jogadas ao mar, conforme sua vontade.

_____________________________________________________________

Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
_____________________________________________________________



Roddy Mcdowall


Roddy Mcdowall


Roddy Mcdowall


Roddy Mcdowall com 15 anos de idade no filme "Lassie Come Home" [1943] [No Brasil: "A Força do Coração"]


Roddy Mcdowall como "Cornelius" nos filmes "Planeta dos Macacos


Roddy Mcdowall como "Peter Vincent" no filme
"A Hora do Espanto" [1985]

 


Trabalhos:

Roddy Mcdowall





Explore o mundo todo em 3D
com riqueza de detalhes
Google Earth


@alemdaim

www.alemdaimaginacao.com
assombracoes@gmail.com