ROD TAYLOR


Ator

[11 / 01 / 1930 <==> 07 / 01 / 2015]

Rodney Sturt Taylor, mais conhecido como "Rod Taylor" foi um um famoso ator Australiano, mais conhecido e lembrado pelo público e fãs pelas suas diversas atuações em filmes, tanto para a televisão, como também para o cinema desde a década de 1950, até os anos 2000, sendo alguns dos seus filmes mais lembrados: The Time Machine (A Máquina do Tempo - 1960) e The Birds (Os Pássaros - 1963).

Taylor nasceu em 11 janeiro de 1930 em Lidcombe, um subúrbio da cidade de Sydney (Austrália), sendo único filho de William Sturt Taylor, um empreiteiro de construção em estruturas de aço e artista comercial, e Mona Taylor (née Thompson), uma escritora de mais de uma centena de pequenas histórias e livros infantis.
Seu nome do meio vem de seu tio, capitão Charles Sturt, um explorador britânico do Outback Australiano no século 19.
Taylor estudou em "Parramatta High School" e mais tarde na Faculdade de Belas Artes.

Por um tempo ele trabalhou como artista comercial, mas decidiu tornar-se um ator depois de ver Laurence Olivier em uma turnê da produção de Richard III.
Rod Taylor adquiriu uma vasta experiência de rádio em estágios na Austrália, onde seu trabalho no rádio incluiu um período em Blue Hills e um papel como Tarzan.
No início de sua carreira, ele teve de se sustentar trabalhando em uma loja de departamento de design e janelas e outros na cidade de Sidney.

Em 1951 Rod Taylor participou de um documentário sobre a viagem de Charles Sturt pelos rios "Murrumbidgee" e "Murray" na Austrália.
Taylor também apareceu em uma série de produções teatrais feitos na Austrália Mercury Theatre e fez sua estréia no cinema no filme Australiano de Lee Robinson, "King of the Sea Coral" (1954), fazendo o papel de um americano.
Taylor logo conseguiu papéis em programas de televisão, como o "Studio 57" e os filmes "Hell on Frisco Bay" (1955).
Também em 1955, ele co-estrelou no terceiro episódio de ("Os Argonautas") na série de televisão, "Cheyenne".

Rod Taylor participou em várias produções para o cinema, mas seu primeiro papel principal em um filme foi em A Máquina do Tempo (1960), como o personagem "George Pal", sendo o filme uma adaptação do clássico da ficção científica criada por " HG Wells" com Taylor como o viajante do tempo que, milhares de anos no futuro, se apaixona por uma linda mulher (Weena), interpretada por Yvette Mimieux.
Taylor interpretou um personagem não muito diferente do papel que fez em um episódio da série Twilight Zone um ano antes.
Entre outros diversos filmes em Rod Taylor atuou também está o memoravel "Os Passários"
de 1963 juntamente com Tippi Hedren , Suzanne Pleshette, Veronica Cartwright, e Jessica Tandy.

Em 1973, Taylor foi escalado para Os ladrões de trem ao lado de um amigo de longa data John Wayne e Ann-Margret, sendo o filme um sucesso de bilheteria.
Em 1993, Taykir organizou o documentário "Time Machine: The Journey Back", onde o especial terminou com uma pequena sequência escrita por David Duncan, o roteirista do personagem "George Pal" em "The Time Machine".
Taylor recriou seu papel como George, reunindo-o com Filby, personagem interpretado por Alan Young.
Rod Taylor voltou à Austrália várias vezes ao longo dos anos para fazer filmes, interpretando um showman itinerante da década de 1920 em "The Picture Show Man" (1977) e um assassino pago em "Em fuga" (1983).
Posteriormente Rod Taylor fez uma participação no filme de Quentin Tarantino " Bastardos Inglórios" em 2009, retratando Winston Churchill em uma participação especial.
Em 2017, um documentário sobre a vida de Taylor, "Pulling No Punches", foi lançado e entrou no Festival de Cinema de Beverly Hills.

Vida Pessoal:
Sua primeira esposa foi a modelo Peggy Williams (1951 – 1954), sendo que se divorciaram após alegações de violência doméstica.
Taylor mais tarde afirmou que eles se divorciaram porque sentiam que eram jovens demais para ter um casamento saudável.
Taylor namorou e foi brevemente noivo da atriz sueca Anita Ekberg no início dos anos 60.
Ele namorou também a modelo Pat Sheehan no final dos anos 60.
Seu segundo casamento foi com a modelo Mary Hilem (1963 – 1969).
O casal teve em 1964 uma filha (Felicia Taylor), que era correspondente financeira da rede de televisão CNN.
Atualmente é aposentada.
Taylor comprou uma casa em Palm Springs, Califórnia em 1967.
Ele se casou com sua terceira esposa, Carol Kikumura, em 1980, sendo que haviam se conhecido originalmente no início dos anos 60, quando ela era um extra em sua série de TV Hong Kong.
O casal voltou a se reunir em 1971 e namorou por mais nove anos antes de se casar.

Em 2010 foi publicada sua biografia, "Rod Taylor: an Aussie in Holliwood", de Stephen Vagg.

Causa da Morte:
Rod Taylor morreu 07/01/2015 com 84 anos de idade em sua casa em Bevery Hills (Califórnia) ao lado de sua família, devido um infarto, quatro dias antes de completar 85 anos de idade.
Ele deixou sua filha Felícia e sua esposa Carol.


Sepultamento:
O corpo de Rod Taylor foi sepultado no cemitério Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills).
Los Angeles - California - USA.

Endereço:
6300 Forest Lawn Drive Hollywood Hills, California, 90068 USA.


Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[34°08'59.9"N 118°19'40.6"W]

[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]
_____________________________________________________________

Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
_____________________________________________________________



Rod Taylor


Rod Taylor


Rod Taylor
em cena do filme "A Máquina do Tempo"


Rod Taylor e Tippi Hedren em cena do filme "Os Pássaros"


Rod Taylor


Book: Rod Taylor: An Aussie in Hollywood
[Livro: Rod Taylor: Um Australiano em Hollywood]


 

Trabalhos:

Rod Taylor




#DCD0CF
Explore o mundo todo em 3D
com riqueza de detalhes
Google Earth


@alemdaim

www.alemdaimaginacao.com
assombracoes@gmail.com