Atriz
[28 / 12 / 1932 <==> 30 / 07 / 2022]
Grace Nichols, mais conhecida como Nichelle Nichols, foi uma famosa atriz, dançarina e cantora norte americana, sendo lembrada mundialmente como a famosa "Tenente Nyota Uhura" da série original para a televisão "Star Trek" (no Brasil: "Jornada nas Estrelas) (temporadas de 1966 à 1969) e suas produções futuras para o cinema.
Nichelle Nichols nasceu em Robbins, subúrbio da cidade de Chicago, estado de Illinois, Estados Unidos em 28 de dezembro de 1932, filha de f Lishia e Samuel Nichols.
O pai de Nichelle foi eleito prefeito de sua cidade, Robbins, IL, mas também foi juiz.
Ela foi cantora e dançarina antes de se dedicar à carreira de atriz e ganhar fama em seu papel inovador da tenente Nyota Uhura na série para a televisão "Star Trek" (no Brasil: "Jornada nas Estrelas) (temporadas de 1966 à 1969) e suas produções futuras para o cinema.
Nichelle a princípio não queria fazer nada além de cantar, dançar, atuar e escrever, apesar de ninguém mais em sua família seguir qualquer uma dessas carreiras, embora seu pai soubesse sapatear.
O seu papel de maior destaque foi o da Tenente Uhura na telessérie original de Star Trek e nas longa-metragens para o cinema relacionados à série, nos quais a personagem foi promovida a Capitão-de-Fragata (Commander, em inglês).
No papel da Tenente Uhura, a atriz participou no primeiro beijo "interracial" da televisão norte-americana, com o ator canadense William Shatner (atuando como o capitão James T. Kirk) no episódio "Plato's Stepchildren" (1968).
A sua chance veio numa aparição na peça teatral "Kicks and Co.", o musical de 1961 altamente elogiado, mas de pouco sucesso de Oscar Brown.
Numa sátira velada da revista Playboy, ela interpretou Hazel Sharpe, uma voluptuosa rainha do campus que estava a ser tentada pelo diabo e pela Orgy Magazine a se tornar a "Donzela Orgy do Mês".
Embora a peça tenha encerrado após uma curta temporada em Chicago, Nichols atraiu a atenção de Hugh Hefner, o editor da Playboy, que a contratou para o seu Chicago Playboy Club.
Entre atuar e cantar, Nichols fazia trabalhos ocasionais de modelo.
Em janeiro de 1967, Nichols também foi destaque na capa da revista Ebony, e teve dois artigos na publicação em cinco anos.
Nichols viajou pelos Estados Unidos, Canadá e Europa como cantora com as bandas de Duke Ellington e de Lionel Hampton.
Antes de ser escalada como tenente Uhura em Star Trek, Nichols foi uma atriz convidada na primeira série do produtor de televisão Gene Roddenberry, "The Lieutenant" (1964) em um episódio, "To Set It Right", que lidou com o preconceito racial.
Em Star Trek, Nichols foi uma das primeiras mulheres negras a aparecer numa grande série de televisão, já que o seu papel coadjuvante proeminente como oficial de ponte de comando da nave Enterprise era sem precedentes.
Durante o primeiro ano da série, Nichols foi tentada a deixar a série, pois ela queria seguir uma carreira na Broadway, no entanto em uma conversa com o Dr. Martin Luther King Jr. a fez mudar de ideia.
Ela disse que King a encorajou pessoalmente a permanecer na série, dizendo que ele era um grande fã de Star Trek e que ela "não podia desistir" porque estava representando um modelo vital para crianças e jovens negras em todo o país, bem como para outras crianças que veriam os negros aparecendo com igualdade racial.
Perto do final da primeira temporada de Star Trek, Nichols viu uma oportunidade de um papel que lhe permitiria se mudar para a Broadway.
Ela via isso como seu propósito na vida, estar na Broadway em vez de na televisão, então ela decidiu que deveria aceitar o papel.
Nichols foi ao escritório de Gene Roddenberry, produtor da série "Jornada nas Estrelas", e lhe disse que ela planejava partir entregando sua carta de demissão.
Roddenberry havia tentado brevemente convencer Nichols a ficar, mas não adiantou, então ele disse a ela para tirar o fim de semana de folga e se ela ainda achasse que deveria ir, ele lhe daria sua bênção.
Naquele fim de semana exato, Nichols compareceu a um banquete que estava sendo administrado pela NAACP, neste banquete ela encontrou um fã que realmente queria conhecê-la:
"Achei que fosse um Trekkie [fã de Jornada nas Estrelas - Star Trek] e disse: 'Claro'.
Olhei para o outro lado da sala e quem quer que fosse o fã teve que esperar porque lá estava o Dr. Martin Luther King caminhando em minha direção com um grande sorriso no rosto.
Ele estendeu a mão para mim e disse: 'Sim, Sra. Nichols, eu sou seu maior fã.'
Ele disse que Star Trek era o único programa que ele e sua esposa Coretta permitiriam que seus três filhos pequenos ficassem acordados e assistissem."
Então Nichols contou a King sobre seus planos de deixar a série porque ela queria um papel que estava ligado à Broadway.
"Eu nunca contei a ele o motivo, porque ele disse, 'você não pode, você não pode ... pela primeira vez na televisão, seremos vistos como deveríamos ser vistos todos os dias, como pessoas inteligentes, de qualidade, bonitos, pessoas que sabem cantar, dançar, podem ir para o espaço, que são professores, advogados".
O Dr. King Jr foi além, afirmando: "se você sai, essa porta pode ser fechada porque o seu papel não é um papel negro, e não é um papel feminino, ele pode preenchê-lo com qualquer pessoa, mesmo um alienígena.”
Essa resposta do Dr. King Jr. deixou Nichols sem palavras, permitindo que ela percebesse o quão importante seu papel na série era para o movimento pelos direitos civis, e no dia seguinte ela voltou ao escritório de Roddenberry para dizer a ele que ficaria.
A ex-astronauta da NASA Mae Jemison citou o papel de Nichols da Tenente Uhura como sua inspiração para querer se tornar um astronauta e a atriz Whoopi Goldberg também falou sobre a influência que Nichols teve em sua vida.[
No seu papel como Tenente Uhura, Nichols beijou o ator branco William Shatner que interpretava o Capitão James T. Kirk a 22 de novembro de 1968, no episódio de Star Trek "Plato's Stepchildren".
O episódio é citado como o primeiro exemplo de um beijo interracial na televisão norte-americana.
O beijo entre Shatner e Nichols foi visto como inovador, embora tenha sido retratado no episódio como um ato forçado por telecinesia alienígena.
Houve alguns elogios e alguns protestos.
Na página 197 da sua autobiografia de 1994, Beyond Uhura, Star Trek and Other Memories, Nichols cita uma carta de um sulista branco que escreveu: "Sou totalmente contra a mistura das raças. No entanto, se um homem americano de sangue quente como o capitão Kirk tem uma bela dama nos braços que se parece com Uhura, ele não vai resistir".
Apesar do cancelamento da série em 1969, Star Trek sobreviveu de outras maneiras e continuou a desempenhar um papel na vida de Nichols.
Ela novamente forneceu a voz de Uhura em "Star Trek: The Animated Series".
Em um episódio, "The Lorelei Signal", Uhura assume o comando da Enterprise.
Nichols observou na sua autobiografia a sua frustração por isso nunca ter acontecido na série original.
Nichols co-estrelou em seis filmes de Star Trek, sendo o último" Star Trek VI: The Undiscovered Country".
Em 4 de junho de 2015, Nichols sofreu um ataque isquêmico transitório (AIT), mas, segundo o site oficial de Star Trek, recuperou-se bem.[
Em 2018 foi diagnosticada com demência, o que forçou sua aposentadoria de convenções e entrevistas.
De tão grande influência, Nicholle Nichols atuou junto à NASA (agência espacial norte americana) para incentivar pessoas negras à se inscreverem nos programas espaciais.
Nicholle Nichols se casou duas vezes, com o dançarino Foster Johnson em 1951 e o compositor Duke Mondy em 1968, terminando ambos os casamentos em divórcio.
Nichols deixou Kyle, o filho de seu primeiro casamento, que se tornou ator.
Morte:
NIcholle Nichols morreu em 30/07/2022 com 89 anos de idade, Silver City, Grant County, New Mexico, Estados Unidos devido à insuficiência cardíaca.
Sepultamento:
O corpo de Nicholle Nichols foi cremado e suas cinzas foram entregues à sua família, sendo que devido à sua importância e influência em todo o mundo, elas serão espalhadas no espaço.
_____________________________________________________________
Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
_____________________________________________________________
|
Nichelle Nichols
Nichelle Nichols e o Ex-Presidente dos Estados Undidos, Barack Obama, o qual era grande fã da série "Star Trek"
Nichelle Nichols
Nichelle Nichols e William Shatner, o Capitão Kirk
da série Jornada nas Estrelas [Star Trek]
Primeiro Beijo interracial exibida na televisão dos Estados Unidos com Nichelle Nichols [Tenente Uhura] e
William Shatner [Capitão Kirk]
Nichelle Nichols
Nichelle Nichols
Nichelle Nichols (acima) e elenco da série
Jornada nas Estrelas [Star Trek]
Trabalhos:
Nichelle Nichols
|