MUSSUM
[ANTONIO CARLOS
BERNARDES GOMES]

Ovni"s e Alien"s
Principal

Ator / Humorista / Músico

[07 / 04 / 1941 <==> 29 / 07 / 1994]

Antonio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido pelo público e fãs como "Mussum", foi um ator, humorista e músico brasileiro, lembrado pela sua participação no grupo humorístico "Os Trapalhões", bem como também como integrante do grupo samba "Os Originais do Samba".

Mussum nasceu no Morro da Cachoeirinha, no Lins de Vasconcelos, zona norte do Rio de Janeiro, flho da empregada doméstica Malvina Bernardes Gomes.
Mussum se focou nos estudos, repassando os ensinamentos para a sua mãe, concluindo o ensino primário em 1954.
Não desejando interromper sua educação, assim ingressou na Fundação Abrigo Cristo Redentor.
No Instituto Profissional Getúlio Vargas, uma das instituições pertencentes a Fundação Abrigo Cristo Redentor, Mussum foi aprovado em um teste de seleção para o programa "Nutrição Boa."

Em 1957, Mussum obteve o diploma de ajustador mecânico junto com uma recomendação de trabalho.
Recém formado, começou a trabalhar como aprendiz em uma oficina no bairro Rocha na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Posteriormente serviu na Força Aérea Brasileira durante oito anos. ao mesmo tempo em que aproveitava para participar da Caravana Cultural de Música Brasileira de Carlos Machado.
Mussum iniciou sua carreira artística tocando reco-reco no grupo "Os Modernos do Samba", e em seguida fundou o grupo Os Sete Modernos, posteriormente chamado "Os Originais do Samba".

O grupo teve vários sucessos.
As coreografias e roupas coloridas os fizeram muito populares na tevê nos anos 1970, tendo o grupo se apresentado em diversos países.
Antes, nos anos 1960, foi convidado a participar de um show de televisão como humorista.
De início recusou o convite, justificando-se com a afirmação de que pintar a cara, como é costume dos atores, não era coisa de homem.
Finalmente estreou no programa humorístico "Bairro Feliz" (TV Globo, 1965).

Diz a história que foi nos bastidores deste show que Grande Otelo lhe deu o apelido de Mussum, que origina-se do muçum, um peixe teleósteo sul-americano: como o peixe, Mussum era escorregadio e liso, já que conseguia facilmente sair de situações estranhas.
Em 1969, o diretor de "Os Trapalhões", Wilton Franco, o viu numa apresentação de boate com seu conjunto musical e o convidou para integrar o grupo humorístico, na época na TV Excelsior.
Mais uma vez, recusou: entretanto, o amigo Manfried Santanna (Dedé Santana) conseguiu convencê-lo, e Mussum passou a integrar a trupe em 1973.

Na época, ainda era um trio, pois Zacarias entraria no grupo depois, no ano de 1974.
O grupo terminaria tornando-o muito famoso em todo o país.
Mussum era o único dos quatro Trapalhões oficiais que era afro-brasileiro (Jorge Lafond e Tião Macalé, apesar de também afrodescendentes e de atuarem em vários quadros com o grupo durante vários anos, eram coadjuvantes).
Apenas quando "Os Trapalhões" já estavam na TV Globo, e o sucesso o impedia de cumprir seus compromissos, é que Mussum deixou os "Originais do Samba".

Mas não se afastou da indústria musical, tendo gravado discos com "Os Trapalhões" e até três álbuns solo dedicados ao samba.
Uma de suas paixões era a escola de samba Estação Primeira de Mangueira, sendo que em todos os anos participava dos desfiles da escola no meio da Ala de baianas, da qual era diretor de harmonia.
Dessa paixão, veio o apelido "Mumu da Mangueira".
Também era rubro-negro fanático.
Mussum se dedicou às campanhas sociais a favor dos portadores de deficiência visual, promovendo a doação de córneas em 1981, durante o especial de "Os Trapalhões - 15 anos", a favor dos desabrigados da seca do nordeste, de 1983 até 1985 nos especiais "SOS Nordeste" e também, a favor das crianças e dos adolescentes em todo o Brasil, promovendo o lançamento do show "Criança Esperança" em 28 de dezembro de 1986, durante o especial "20 Anos Trapalhões - Criança Esperança".

Mussum foi considerado, por muitos, o mais engraçado dos Trapalhões.
No programa, popularizou o seu modo particular de falar, acrescentando as terminações "is" ou "évis" à palavras arbitrárias (como forévis, cacíldis, coraçãozis) e pelo seu inseparável "mé" (que era sua gíria para cachaça).
O personagem Mussum representava no programa "Os Trapalhões" tinha, como característica principal, o consumo constante de bebidas alcoólicas, em especial a cachaça.
Mussum se celebrizou por expressões onde satirizava sua condição de negro, tais como "negão é o teu passádis" e "quero morrer prêtis se eu estiver mentindo", além de recorrentes piadas sobre bebidas alcoólicas.

Também criou outras frases hilariantes, que se popularizaram rapidamente, como "eu vou me pirulitazis (pirulitar)", quando fugia de uma situação perigosa, ou "traz mais uma ampola", pedindo cerveja, ou "casa, comida, três milhão por mês, fora o bafo!", passando uma cantada em uma mulher bonita, ou ainda "faz uma pindureta", pedindo fiado.
Seu personagem constantemente brincava com os outros membros do grupo, inclusive inventando apelidos divertidos (Didi Mocó era chamado de "cardeal" ou "jabá", e Zacarias era chamado de "mineirinho de Sete Lagoas").

Também era alvo de gozações por parte dos demais membros do grupo, recebendo apelidos como "cromado", "azulão", "grande pássaro", entre outros, sempre ficando evidente, entretanto, que as brincadeiras e gozações eram feitas num ambiente de amizade entre os quatro, uma vez que, na maioria dos quadros do programa de tevê, os Trapalhões eram sempre quatro amigos que dividiam uma casa ou apartamento, sendo normal, portanto, que eles constantemente dirigissem gozações e criassem apelidos entre si.

Em 7 de julho de 1994, Mussum foi internado no Hospital Beneficência Portuguesa na cidade de São Paulo para a realização de um transplante de coração.
No dia 12 de julho foi realizado o transplante, o qual era necessário porque Mussum tinha uma miocardiopatia dilatada, doença em que o coração aumenta seu tamanho e não trabalha satisfatoriamente.
O transplante transcorreu bem e não houve rejeição aguda, a mais perigosa, logo nos primeiros dias.
Entretanto, o humorista passou a apresentar problemas após a cirurgia.
O primeiro foi um acúmulo de coágulos sanguíneos no tórax.
Para retirar os coágulos, Mussum foi novamente para a mesa cirúrgica.
No dia 22 de julho, o pulmão do humorista foi tomado pela infecção que o matou.

Curiosidades:
- Mussum era um homem com muitas habilidades: fabricava seu próprio reco-reco, serviu a aeronáutica, aprendeu a tocar bateria na aeronáutica, sabia enviar mensagens em código Morse, fez curso de ajustador mecânico, tinha licença de Cabo Arraiz para dirigir lanchas, foi diretor da Ala das Baianas da Mangueira e investiu no ramo de empreiteiras, com a Construtora Ébano.

- No bairro do Morumbi, em São Paulo, há uma rua com o nome de Rua Comediante Mussum. Ela fica bem perto da Rua Comediante Zacarias.

- Certa vez, Mussum tomou umas "porradas" de Bud Spencer – que participou ao lado de Terrence Hill de um dos programas de "Os Trapalhões".
Bud e Terrence ficaram famosos por filmes de 'western spaghetti'.

- Quem aconselhou que Mussum falasse com ‘is’ no fim das palavras foi o comediante Chico Anysio.
Assim nasceram: "como de fatis", "tranquilis" e "não tem problemis". Ela ainda não era humorista assumido e fazia participações na Escolinha do Professor Raimundo.

Causa da Morte:
Mussum morreu em 29 de julho de 1994, aos 53 anos, no Hospital Beneficência Portuguesa na cidade de São Paulo, vítima de complicações ocorridas após um transplante de coração.

Sepultamento:
O corpo de Mussum foi enterrado no Cemitério Congonhas na cidade de São Paulo (SP).
Rua Ministro Álvaro de Sousa Lima, 101 - Vila Sofia, São Paulo.


Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[23°39'30.27"S, 46°41'4.28"W]

[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]
_____________________________________________________________

Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
_____________________________________________________________



Mussum


Mussum


Mussum


Mussum


Mussum (acima) com Dedé, Zacarias e Didi [Os Trapalhões]


Mussum no grupo "Os Originais do Samba"


Trabalhos:

Mussum



Explore o mundo todo em 3D
com riqueza de detalhes
Google Earth


@alemdaim

www.alemdaimaginacao.com
assombracoes@gmail.com