JOHN WAYNE


Ator e Produtor de Cinema

[26 / 05 / 1907 <==> 11 / 06 / 1979]

John Wayne foi um famoso ator americano, o qual é mais lembrado pelos papés que realizou em filmes de "Western" (Faroeste), e que encantou milhares de pessoas ao redor do mundo através dos filmes que participou, principalmente nas décadas de 1950, 1960 e 1970, sendo praticamente um ícone de toda uma geração.

Altamente patriótico e um americano convicto, ele representava um ideal americano de individualismo.
Politicamente conservador, muitas vezes se colocava em posições opostas à de muitas estrelas de Hollywood, sendo em muitas oportunidades por suas opiniões políticas.

Nascido Marion Morrison, em Winterset, Iowa, sua família mudou-se para o sul da Califórnia, onde seu pai era dono de um rancho, onde ele aprendeu a andar de cavalo.
Quando seu pai vendeu o rancho, sua família mudou-se para Glendale, na Califórnia (EUA), onde cursou o ensino médio, e tinha um cão chamado Airdale "Duke" (fonte de seu apelido que foi criado mais tarde).
John Wayne quase entrou para a Academia Naval de Annapolis, Maryland, não passando nos testes por pouco.
Como não conseguiu a vaga, foi para a "University of Southern California (USC)" com uma bolsa de estudos de futebol.

O ator e Cowboy "Tom Mix" arranjou-lhe um emprego de verão como um tipo de assistente, para que John Wayne o ajudasse durante o período de filmagens em troca de bilhetes para assistir ao campeonato de futebol.
No set de filmagens, John Wayne se tornou amigo do diretor John Ford, amizade esta que seria duradoura ao longo de muitos anos.
John Ford arranjou para que John Wayne fizesse pequenos papéis em participação de filmes.
Sua primeira participação em filmes foi em 1930, no filme "Men Without Women."
Depois de pequenos papéis em cerca de 70 filmes, a sua descoberta veio em 1939 no filme "No Tempo das Diligências", onde ele surgiu como uma estrela.

John Wayne detém o recorde do ator que realizou o maior número de papéis importantes, atuando desta forma em 142 filmes.
Na maior parte do tempo, John Wayne teve realizou papés em filmes como o tipo de homem forte, papéis militares ou o de bravos Cowboys independentes, caindo desta forma no agrado do público.
John Wayne foi dispensado do serviço militar na II Guerra Mundial devido a uma infecção no ouvido que o deixou parcialmente surdo.
Em 1948, ele estrelou em "Red River", tendo uma performance dinâmica nesse filme, que fez os críticos voltarem seus olhares para ele.


John Wayne é muito lembrado também pela sua atuação nas produções de John Ford, Fort Apache", "She Wore a Yellow Ribbon", and "Rio Grande".
John Wayne possuía uma ótima "química" com a atriz Maureen O'Hara, e em 1952, ele fez "The Quiet Man" com ela, considerado por muitos como o filme mais cativante de Wayne.
Quando a produtora "Republic Pictures" se recusou a fazer "The Alamo", Wayne começou seu próprio estúdio.
Em 1968, durante a Guerra do Vietnã, ele fez o filme "Os Boinas Verdes", considerado o único filme "pro-Vietnam War" feito nesse período.

John Wayne ganhou um Oscar (o único) por seu papel como um embriagado em "True Grit" (1969), um papel que reprisou em "Rooster Cogburn" (1975).
Suas habilidades de atuação foram muitas vezes subestimada pelos críticos, mas ele sempre foi um ator profissional que sabia suas falas, sua marca, e sabia se posicionar muito para para a cenografia.

Fumante inveterado desde a juventude, Wayne foi diagnosticado em 1964 com câncer de pulmão, passando por uma cirurgia para remoção de todo o pulmão esquerdo e quatro costelas.
Apesar dos esforços de seus agentes em evitar que ele tornasse a doença pública, o ator anunciou à imprensa que estava com câncer e fez um apelo para que a população fizesse mais exames preventivos.
Cinco anos depois determinou-se que ele estava livre da doença, e apesar da diminuição da capacidade pulmonar, pouco depois Wayne voltou a mascar tabaco e a fumar.
No final da década de 1970, Wayne envolveu-se como voluntário nos estudos de uma vacina para a cura do câncer, vindo a morrer em 11 de junho de 1979 em decorrência de um câncer de estômago.

Laços familiares:
Cônjuge: Josephine Alicia Sáenz Wayne (1908 - 2003).
* Crianças: Michael A. Wayne (1934 - 2003).
* Maria Antonia Wayne La Cava (1936 - 2000).

Causa da Morte:John Wayne morreu em 11/06/1979 com 72 anos de idade, vítima de câncer de estômago.

Sepultamento: Pacific View Memorial Park.
Corona del Mar - Orange County - Califórnia, EUA.
Local: Bayview Terraço, seção 575.

Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[33°36'38.56"N, 117°51'13.68"W]

[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]

__________________________________________________________

Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
__________________________________________________________

 


John Wayne


John Wayne


John Wayne


Túmulo de John Wayne


Túmulo de John Wayne


Túmulo de John Wayne


Filmografia:

John Wayne



Explore o mundo todo em 3D
com riqueza de detalhes
Google Earth