GENY PRADO

Ovni"s e Alien"s
Principal

Atriz

[12 / 07 / 1919 <==> 17 / 04 / 1998]

Genny Almeida Prado, mais conhecida como "Geny Prado" foi uma famosa atriz brasileira, mais conhecida pelo público e fãs principalmente através dos seus diversos papéis representados em filmes do cineasta Amácio Mazzaropi.

Geny Prado nasceu na cidade de São Manoel, interior do estado de São Paulo, e começou sua carreira no rádio, como radioatriz, na década de 1940, passando pelas Rádios Cruzeiro do Sul, Excelsior e São Paulo.
Através de seus trabalhos no rádio, acabou conhecindo Amácio Mazzaropi, e os dois iniciam então uma parceria de sucesso também na televisão e no cinema.

Em 1946, o ator Amácio Mazzaropi, a convida para atuar no programa Rancho Alegre na rádio Tupi.
A nova atração, relativamente simples, com Mazzaropi contando piadas e causos caipiras, obtém grande audiência.
Cassiano Gabus Mendes era o responsável pela produção do programa.
O sucesso é tamanho que Rancho Alegre acaba se transferindo para a televisão em 1951.

O início da parceria de Geny com o comediante no cinema se inicia com Chofer de Praça (1959) de Milton Amaral, primeira produção da recém-criada PAM Filmes.
Nesta película, a atriz já chama a atenção dos espectadores fazendo pela primeira vez a esposa do Jeca.
Segundo seus colegas de trabalho, Geny era uma pessoa bastante recatada e concentrada no trabalho.
Dava poucos palpites no set de filmagem e seguia atentamente as orientações do realizador e equipe.

Eram também raros seus momentos de discussões com o produtor e ator Mazzaropi.
Com seu personagem "Jeca", Mazzaropi se torna um dos artistas mais conhecidos e amados pelo público popular, e tendo Geny Prado como companheira e esposa de seu personagem (Jeca) em seus filmes, fez uma dobradinha inesquecível no cinema nacional, marcando época e ficando para sempre na memória de fãs e admiradores.

Geny Prado também construiu uma carreira de sucesso também em novelas, onde atuou em quase trinta títulos, sobretudo na Rede Tupi.
Sua estreia no cinema se dá em 1959, em Chofer de Praça, primeiro filme produzido por Mazzaropi e dirigido por Milton Amaral.
Com Mazzaropi, Geny Prado participa de inúmeros sucessos como Jeca Tatu, Tristeza do Jeca, Um Caipira em Bariloche, Jeca Contra o Capeta, O Jeca e a Freira, O Jeca e a Égua Milagrosa, entre outros.

Com a morte de Mazzaropi no início dos anos 80, Geny Prado se viu praticamente sem outras oportunidades de trabalho no cinema.

“Convivi com ele durante todo este tempo.
Éramos como uma família, devo minha carreira a ele.
Nos seus filmes, gostava de improvisar, porque ele era engraçado mesmo na espontaneidade, um artista nato”, afirmou ela em entrevista para o jornal O Estado de São Paulo em 14 de junho de 1981, quando Mazza faleceu.


Marvada Carne (1985) de André Klotzel, espécie de homenagem ao eterno Jeca Tatu foi a última oportunidade da atriz no cinema.
Geny Prado morreu em 17 de abril de 1998, em São Paulo, completamente afastada da carreira artística, bastante doente e pobre.

Causa da Morte:
Geny Prado morreu 17/04/1998 com 79 anos de idade em São Paulo, no devido complicações causadas por ocorrência de câncer.

Sepultamento:
O corpo de Geny Prado foi enterrado no Cemitério do Morumbi, na cidade de São Paulo.
Rua Dr. Laércio Corte, 468 - Morumbi - São Paulo - SP.

Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[23°37'26.9"S, 46°43'28.7''W]

[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]

_____________________________________________________________

Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
_____________________________________________________________



Geny Prado


Geny Prado


Geny Prado ao lado de Mazzaropi



Geny Prado em cena de filme com Mazzaropi



Geny Prado ao lado de Mazzaropi examinando película de filme

 

Trabalhos:

Geny Prado





Explore o mundo todo em 3D
com riqueza de detalhes
Google Earth


@alemdaim

www.alemdaimaginacao.com
assombracoes@gmail.com