GENE RODDENBERRY



Roteirista e Produtor de TV e Cinema / Escritor

[19 / 08 / 1921 <==> 24 / 10 / 1991]

Eugene Wesley "Gene" Roddenberry foi um roteirista e produtor norte americano de cinema e televisão, mais conhecido mundialmente por ter sido o criador e idealizador da famosa série de TV "Star Trek (Jornada nas Estrelas)" [1966 ==> 1969], bem como outras séries relacionadas e filmes da franquia "Star Trek" para o cinema.

Gene Roddenberry nasceu em El Paso, Texas (EUA), mas cresceu em Los Angeles, Califórnia, onde seu pai trabalhava como policial.
Roddenberry realizou 89 missões de vôo de combate na Força Aérea dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e trabalhou como piloto comercial depois da guerra.

Mais tarde, ele seguiu os passos de seu pai, juntando-se a polícia de Los Angeles para sustentar sua família, mas começou a se concentrar em escrever roteiros para televisão.
Como um escritor "freelance", Roddenberry escreveu roteiros para Highway Patrol , Have Gun-Will Travel , e outras séries, antes de criar e produzir seu próprio programa de televisão, "O tenente".
Em 1964, Roddenberry criou a série "Jornada nas Estrelas" , que estreou em 1966 e durou três temporadas antes de ser cancelada.

O sucesso da série "Star Trek" levou a popularidade crescente, e Roddenberry continuou a criar, produzir e realizar consultas sobre todos os filmes "Star Trek" , incluindo " Star Trek: The Next Generation" até sua morte.
Roddenberry recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, sendo introduzido no "Hall da Fama" da Academia de Televisão, Artes e Ciências no quesito "Ficcção Científica".
Anos após sua morte, Roddenberry foi um dos primeiros seres humanos a ter suas cinzas "espalhadas" no espaço sideral.

A franquia "Star Trek" que Roddenberry criou produziu material por mais de quatro décadas, sendo seis séries de televisão, 726 episódios e 11 filmes até a atualidade (2013);
Além disso, a popularidade do universo "Star Trek"o vai muito além do cinema, incluindo homenagens diversas, livros, revistas, jogos e várias eras de fãs espalhados pelo mundo, conhecidos como "Trekkies", os quais se reunem em eventos grandiosos, onde personagens da série original e também das mais novas são convidados para participar como palestrantes, recebendo diversas homenagens durante os eventos.

Em 1941, Roddenberry se alistou no "United States Army Air Corps" (Força Aérea dos Estados Unidos).
Ele começou a treinar no Campo "Goodfellow" em San Angelo, Texas com outros ex-alunos de aviação civil e se formou como um segundo tenente em setembro de 1942, Classe G.
Gene voou em váras missões de combate no Pacífico com os "Barões do bombardeiro" do "Esquadrão de bombas 394".

No total, ele voou 89 missões, sendo que por isso ganhou duas condecorações, sendo uma medalha "Distinguished Flying Cross" e a "Medalha do Ar" antes de ser dispensado no posto de capitão, em julho de 1945.
Enquanto trabalhava com a série "Star Trek" , Roddenberry dedicava algum tempo livre em no aeroporto de Monterey na Califórnia com um grupo de entusiastas da aviação que voaram na Segunda Guerra Mundial.

Quando retornou da guerra, Gene Roddenberry trabalhou como piloto comercial para Pan American World Airways, sendo que ele recebeu uma comenda da Aeronáutica Civil, por seus esforços de resgate na sequência de um acidente de junho 1947 no deserto da Síria.
Quando Roddenberry trabalhava como piloto comercial para a Panam, foi lhe designada uma linha "não muito agradável", a de Nova York à Calcutá, onde existia uma necessidade de espera de 22:00' até o retorno.

Como Calcutá era um local não muito agradável para se divertir, e com muito tempo livre, Roddenberry aproveitava para escrever artigos técnicos para uma revista de aeronáutica, o que fez com que puxasse suas antigas lembranças de infância e o seu gosto por ficção científica.
Roddenberry fez vários cursos de redação, sendo alguns pela Universidade de Columbia, antes de se retirar devido às exigências de seu trabalho em janeiro de 1947.


Em 01 de Fevereiro de 1949, cansado do seu trabalho e desejando alterar sua atuação profissional, Roddenberry sai do emprego de piloto e se muda com sua família para Los Angeles, onde esperava encontar emprego como escritor na crescente indústria da televisão.
Embora muito talentoso, não consegue sucesso em sua busca.
Então, procurando nos classificados de empregos, vê uma vaga no Departamento de Polícia de Los Angeles.

Roddenberry então faz as provas e é aprovado, sendo que após seu treinamento, começa a atuar como Policial Motociclista, sendo promovido à Sargneto em 1953.
Com sua grande habilidade de escritor, logo passa a escrever discursos para o lendário Chefe do Departamento de Polícia de Los Angeles, "William H. Parker.
Existem histórias dizendo que Roddenberry inspirou o seu icônico personagem "Mr. Spock" de "Star Trek", no chefe Parker devido ao comportamento muito racional e emocionalmente sério.

Embora trabalhando como Policial, Roddenberry na verdade desejava muito trabalhar como escritor, mas como não tinha um agente, era praticamente impossível adentrar no mundo da televisão e cinema em Hollywood.
Então teve uma idéia.
Gene elaborou então uma amostra de um roteiro para um programa e o coloca em um envelope de papel manilha.
Em seguida coloca seu ostentoso uniforme de policial motociclista com jaqueta de couro, capacete reluzente, óculos escuros, monta em sua enorme motocicleta da Polícia de Los Angeles, e vai até um famoso restaurante chamado "Cock and Bull", onde influentes agentes de Hollywood costumavam se reunir na hora do almoço.

Chegando no local, estaciona sua enorme motocicleta com a sirene ligada na porta do restaurante, e entra porta adentro como Arnold Schwarzenegger em "O Exterminador do Futuro", assustando a todos com a sua imponente presença.
Na sequência, Gene pergunta em voz alta:

"Quem é Irving Lazar?"


Assustado e tremendo, o agente Irving Lazar se apresenta.

Então Gene coloca sua enorme mão com luva de couro no ombro de Irving Lazar, pega seu envelope com o roteiro, e diz:

"Isto é para você. Sugiro que leia".

Em seguida vira as costas e vai embora.
Todos no local ficam perplexos e perguntam o que foi aquilo.
Irving Lazar diz que não imagina, mas não importava, ele iria ler aquele material, pois deveria valer a pena.
Quando Irving Lazar vai para casa e lê a amostra de roteiro de Roddenberry, fica tão impressionado, que em menos de 24 horas apresenta-se um contrato.
Esse era o início de uma grande e maravilhosa carreira para Roddenberry, o qual ficaria marcado e conhecido mundialmente pelas suas grandes criações.

Em 7 de junho de 1956, Genee renunciou na força policial para se concentrar em sua carreira de escritor.
Em sua breve carta de renúncia, Roddenberry escreveu: "Acho-me incapaz de sustentar a minha família no momento com os níveis salariais da polícia.
Após de ter passado um pouco mais de sete anos neste trabalho, durante os quais o tratamento justo e as agradáveis condições de trabalho que recebi, esta decisão é tomada com um considerável e genuíno pesar.

Enquanto Roddenberry trabalhava para a polícia de Los Angeles, ele escreveu roteiros de televisão sob o pseudônimo de "Robert Wesley" para a série "Polícia Rodoviária" e as versões de TV e rádio de "Have Gun-Will Travel".
Já como escritor, Roddenberry escreveu vários episódios para programas de televisão no final da década de 1950 e início de 1960, mas a insatisfação com o trabalho como um escritor freelance o levou a produzir o seu próprio programa de televisão.

Roddenberry criou a série "Star Trek" em 1964, fazendo uma combinação entre os filmes de ficção científica das séries "Buck Rogers" e "Flash Gordon". No entanto a famosa série "Star Trek" não havia nascido por acaso.
Desde criança, Gene Roddenberry teve muita atração e imaginação com relação à ficção científica, sendo que desde muito tempo em suas horas vagas, fazia esboços e pequenos projetos de suas idéias para uma produção voltada à esse tema.
Finalmente após muito trabalho e tratativas, Roddenberry conseguiu vender o projeto para a "Desilu Studios" de propriedade na época da atriz Lucille Ball.
O primeiro piloto foi de pequeno orçamento e recebeu apenas um apoio menor da NBC.
No entanto, a rede encomendou um segundo piloto com bem mais recursos, e a série estreou em 8 de setembro de 1966, chegando à três temporadas.

No final da terceira temporada o programa começou a receber baixos índices de audiência devido ao horário em que era exibido na televisão, e no final da temporada, Roddenberry deixou de se envolver com a produção, (embora mantivesse o título de produtor executivo apenas no nome) quando a rede descumpriu sua promessa para transmitir a série em um horário de maior audiência.
Em 1970 a Paramount concordou em vender-lhe todos os direitos de Star Trek , mas Roddenberry não podia pagar o preço de $ 150.000.
A partir de 1975, o sinal verde foi dado pela Paramount para Roddenberry desenvolver uma nova série "Star Trek" para a televisão, com muitos do elenco original a serem incluídos.

Essa nova série foi originalmente chamada de Fase II e seria o programa âncora de uma nova rede de TV, mas os planos da Paramount para esse projeto foram derrubados e a idéia foi reformulada para a criação de um longa-metragem.
O resultado, "Star Trek: The Motion Picture", sendo que recebeu uma resposta morna crítica, mas foi um sucesso de bilheteria.
Ajustado pela inflação, foi a segunda maior bilheteria de todos os filmes "Star Trek", com "Star Trek" (2009) vindo em primeiro lugar.
Quando solicitado a produzir uma sequência do primeiro filme, Roddenberry apresentou uma história sobre o assassinato de John F. Kennedy.

Esse projeto foi rejeitado.
Então Roddenberry foi removido como produtor executivo e substituído por Harve Bennett, mas continuou, no entanto, como consultor executivo para os próximos cinco filmes: "Star Trek II: A Ira de Khan", "Star Trek III: À Procura de Spock", "Star Trek IV : The Voyage Home", "Star Trek V: The Final Frontier" e "Star Trek VI: A Terra Desconhecida".
Star Trek VI foi o último filme com o elenco da série original de "Star Trek" e foi dedicado a Roddenberry.
Ele teria visto uma primeira versão do filme, alguns dias antes de sua morte.

Roddenberry estava profundamente envolvido com a criação e produção de "Star Trek: The Next Generation".
Sua participação diminuiu consideravelmente após a primeira temporada, embora isso não tenha sido divulgado publicamente por causa do valor de seu nome para os fãs.
Além de The Next Generation, Roddenberry foi creditado como "Baseado em Star Trek por Gene Roddenberry" em "Star Trek: Deep Space Nine", "Star Trek: Voyager" e "Star Trek: Enterprise".
Além de seu trabalho na TV e cinema, Roddenberry também escreveu a novelização de "Star Trek: The Motion Picture", seno publicado em 1979, sendo o primeiro de centenas de livros de bolso sobre Star Trek.

Em 1942 Gene Roddenberry se casou com Eileen Rexroat Roddenberry.
Eles tiveram duas filhas, Darleen e Dawn, mas durante a década de 1960, ele teve casos com Nichelle Nichols (dito por Nichols ser a razão pela qual ele queria ela na série Star Trek] e Majel Barrett.
Vinte e sete anos depois de seu primeiro casamento, Roddenberry se divorciou de sua primeira esposa e se casou com Majel Barrett no Japão, em uma tradicional cerimônia em 6 de agosto de 1969.
Eles tiveram um filho juntos, Eugene Wesley Roddenberry Jr.
Majel Barrett atuou por diversas vezes em episódios da série original de Star Trek.

Roddenberry morreu de parada cardiorrespiratória em 24 de outubro de 1991.
O segundo episódio de "Star Trek: The Next Generation" foi ar após a sua morte e contou com uma dedicação à Roddenberry.
Em 1992, uma parte das cinzas de Roddenberry voaram e voltaram para a terra sobre o Space Shuttle Columbia, missão STS-52.
Em 21 de abril de 1997, a nave espacial Celestis levou partes dos restos cremados de Roddenberry, de Timothy Leary e de 22 outros indivíduos, lançando-os em órbita da Terra.
Em 20 de maio de 2002, a órbita da nave espacial se deteriorou e se desintegrou na atmosfera.
Outro vôo para lançar mais de suas cinzas para o espaço profundo junto com os de Majel (Barrett) Roddenberry, sua viúva, que morreu em 2008, está previsto para lançamento em 2014.

Causa da Morte:
Gene Roddenberry morreu em 24/10/1991 no "Santa Monica Hospital Medical Center" em Los Angeles, Califórnia, com 70 anos de idade, vítima de ataque cardíaco (infarto).

Sepultamento:
O corpo de Gene Roddenberry foi cremado e parte de suas cinzas foram liberadas em órbita do planeta terra.
Existe a programação para liberação de mais de suas cinzas no espaço sideral em missões espaciais futuras.

__________________________________________________________

Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
__________________________________________________________



Gene Roddenberry


Gene Roddenberry


Gene Roddenberry com a maquete da "Enterprise"


Gene Roddenberry e Leonard Nimoy (Sr. Spock)


Foto com autógrafos de Gene Roddenberry, Deforest Kelley, Leonard Nimoy, William Shatner e o diretor Robert Wise


Gene Roddenberry com elenco e pessoal de apoio de "Star Trek"

[
Gene Roddenberry e Majel Barrett


Gene Roddenberry com os "Alienígenas" de um dos episódios de "Star Trek" (série original)


Gene Roddenberry e Majel Barrett na "Ponte de Comando da Enterprise" de Star Trek


Gene Roddenberry com parte do elenco de "Star Trek"
durante filmagem


Trabalhos:

Gene Roddenberry

 



Explore o mundo todo em 3D
com riqueza de detalhes
Google Earth