FESS PARKER


Ator

[16 / 08 / 1924 <==> 18 / 03 / 2010]

Fess Elisha Parker, Jr., mais conhecido pelo público e fãs como Fess Parker, foi um famoso ator norte americano, mais lembrado pelo seu papel principal de Daniel Boone, na série de TV com o mesmo nome, produzida de 1964 à 1970, e transmitida no Brasil, principalmente na década de 1970.

Fess Parker nasceu em Fort Worth, Texas e cresceu em uma fazenda lolizada em Tom Green County, perto de San Angelo (EUA).
Fess Parker se alistou na Marinha dos EUA, na última parte da Segunda Guerra Mundial com a esperança de tornar-se um piloto.
Ele foi rejeitado porque era muito alto (1,98 m).
Em seguida, ele tentou se tornar um artilheiro radiotelegrafista, mas também foi considerado grande demais para caber confortavelmente na cabine do piloto.

Finalmente Parker foi transferido para o Corpo de Fuzileiros Navais como um operador de rádio e enviado para o Pacífico Sul, pouco antes da bomba atômica ser lançada e acabar com a guerra.
Dispensado em 1946, ele se matriculou na Hardin-Simmons University no GI Bill.
Uma curiosidade: depois de um acidente de carro, ele foi esfaqueado no pescoço pelo outro motorista durante uma discussão.
Parker também era um membro ativo dos "H-SU Players Club" e foi transferidos para a Universidade do Texas em 1947, se formando em licenciatura de História em 1950.

Parker começou sua carreira no "show-business" no verão 1951, no período em que tinha um emprego ganhando apenas US$ 32,00 por semana como um extra no filme "Mister Roberts", embora tenha feito a voz de Leslie, o motorista, no filme de 1950 "Harvey".
Após isso, alguns meses depois, Parker conseguiu uma pequena participação em "Untamed Frontier" com Joseph Cotten e Shelley Winters.
Parker tornou-se um contratado da Warner Brothers aparecendo em pequenos papéis em vários filmes, como "Springfield Rifle" (1952), "Island in the Sky", "The Bounty Hunter" e "Battle Cry".

Um grande sucesso de Fess Parker, foi no filme da Disney "Davy Crockett (154-1955), onde ele foi contratado para fazer o papel principal da série, sendo o personagem pricipal, com o mesmo nome da série (Davy Crockett).
Parker tornou-se uma estrela para a Disney e participou também dos filmes "The Great Locomotive Chase", "Westward Ho, The Wagons"s" , "Old Yeller", e" The Light in the Forest".
Parker na época, reclamou que em todos os filmes ele fazia praticamente os mesmos papéis, e a Disney se recusava em emprestá-lo para a realização de papéis em outras produções.
Parker fez aparições em vários programas de televisão, compôs e cantou.

Em 1964 Fess Parker foi contratado para participar de um dos mais famosos seriados para a TV de sua época, Danioel Boone.
Parker, fazendo o papel do desbravador norte americano "Daniel Boone" fez sucesso nas telas de TV de vários lares pelo mundo, principalmente na década de 1970.
Ao longo dos seis anos de produção da série "Daniel Boone" (1964-1970), Parker não era só a estrela da série, mas também foi o co-produtor e diretor de cinco dos seus episódios mais populares.
No final dos anos 1960, Parker ficou interessado em abrir um parque de diversões temático, chamdo "Davy Crockett", mas devido a construção de um grande parque não muito longe do local escolhido por Parker para construir o seu, o interesse dos investidores para financiar seu projeto foi cancelado e Parker desistiu do projeto.

Nessa mesma época Fess Parker foi convidado para estrelar o papel de Sam McCloud na série policial para a TV "Mc Cloud", mas recusou, sendo o papel entregue para o ator "Dennis Weaver".
Fess Parker se aposentou da industria do cinema na década de 1970, após ter tido uma carreira significativamente curta.
Após sua carreira de ator, Parker dedicou grande parte de seu tempo para operar sua vinícula, chamada "Fess Parker Family Winery and Vineyards" em Los Olivos, Califórnia.
Hoje a vinícola pertence é operada pela família de Parker, e tem produzido vários tipos diferentes de vinhos premiados.
O filho de Parker, Eli, é Presidente e Diretor da empresa com a filha, Ashley, que é Vice-Presidente de Marketing e Vendas.

A operação Parker inclui mais de 1.500 acres (610 ha) de vinha e um centro de sala de degustação e visitantes ao longo do Foxen Canyon Wine Trail.
Além de vinhos, a adega é conhecida por vender souveniers, como o chapéu típico utilizado por Parker no filme "Daniel Boone".
Fess Parker foi casado com Marcella Rinehart Belle em 18 de janeiro de 1960.
Eles tiveram dois filhos, Fess Parker Eliseu III e Ashley Allen Rinehart, juntamente com 11 netos e um bisneto.

Causa da Morte:
Fess Parker morreu em 18/03/2010 com 85 anos de idade em sua casa em Santa Ynez na California (EUA), devido à causas naturais.

Sepultamento:
O corpo de Fess Parker foi sepultado em Santa Barbara Cemetery.
901, Channel Dr. - Santa Barbara - California - USA.

Coordenadas GPS (Latitude / Longitude) (Cemitério):
[34°25'7.92"N / 119°39'22.08"W]

[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]
__________________________________________________________

Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
__________________________________________________________



Fess Parker



Fess Parker


Foto Autografada de Fess Parker como "Daniel Boone"


Fess Parker


Cemitério de Santa Bárbara


Túmulo de Fess Parker

 

Trabalhos:

Fess Parker



Explore o mundo todo em 3D
com riqueza de detalhes
Google Earth


@alemdaim

www.alemdaimaginacao.com
assombracoes@gmail.com