DOMINGOS MONTAGNER


Ator / Produtor

[26 / 02 / 1962 <==> 15 / 09 / 2016]

Domingos Montagner Filho, mais conhecido como "Domingos Montagner" foi um famoso ator brasileiro, conhecido pelo público e fãs pelos seus diveros papéis representados em filmes e novelas para a televisão.

Domingos Montagner nasceu no bairro do Tatuapé na cidade de São Paulo, filho de descendentes de italianos.
Começou a trabalhar aos dezesseis anos colaborando no bar de seus pais no bairro do Tatuapé, e em seguida também trabalhou como office boy e arquivista em uma empresa de engenharia.
Com porte atlético e 1,86 m de altura, chegou a ser atleta do Sport Club Corinthians Paulista jogando handebol.
Foi Segundo Tenente do Exército Brasileiro e após deixar o serviço militar formou-se em Educação Física, lecionando na década de 80 em escolas públicas e particulares de São Paulo.
Para aprimorar seus conhecimentos, Domingos se inscreveu em um curso no circo para aprender trapézio e acrobacias, sendo que se apaixonouo pela atividade.
Foi assim por quase onze anos, quando deu inicio à sua carreira artística, aos 27 anos de idade.

Sua carreira artística começou no Circo Escola Picadeiro em 1989, onde conheceu Fernando Sampaio e juntos começaram a fazer várias apresentações de rua como palhaços.
Em 1991, ingressou no circo como trapezista e palhaço.
Simultaneamente, começou a se dedicar aos estudos para teatro através de curso de interpretação de Myriam Muniz, cursos de dança e outros.
Em 1997, a dupla de palhaços criou o Grupo "La Mínima", espetáculo baseado no humor e nas acrobacias.
Os espetáculos começaram a ganhar prêmios em 2001 e não pararam mais.
Em 2008, os palhaços foram homenageados com o Prêmio Shell de Melhor Ator para Domingos Montagner e Fernando Sampaio, por "A Noite dos Palhaços Mudos".
Vários trabalhos da dupla estiveram em espetáculos de rua e salas, que percorreram, em quinze anos, dezenas de festivais e temporadas nacionais e internacionais.

Em 2004, Montagner foi um dos nove fundadores do Circo Zanni do qual foi diretor artístico.
O circo fundado por Domingos Montagner, Fernando Sampaio, Daniel Pedro, Pablo Nordio, Marcelo Lujan, Luciana Menin, Érica Stoppel, Maíra Campos e Bel Mucci, todos artistas circenses oriundos de escolas de circo com fortes influências do circo tradicional e de outras linguagens cênicas, tais como o teatro, a dança e a música.
O Circo Zanni sempre foi um verdadeiro sucesso, realizou inúmeras temporadas, na cidade e estado de São Paulo, em Minas Gerais, Pernambuco e Goiás, superando a marca de 130 mil espectadores.
Começou praticamente na televisão em 2008, em Mothern na GNT e não demorou muito para surgir no cinema nacional.
Entre 2008 e 2016, fez trabalhos no cinema e na televisão.
Sua primeira telenovela foi Cordel Encantado da Rede Globo, ao interpretar o Capitão Herculano.

Na televisão participou seriados, miniséres e diversas novelas, sendo seu último trabalho na Rede Globo de Televisão como o personagem "Santo dos Anjos", protagonista da telenovela "Velho Chico".
Casado desde 2002 com Luciana Lima, produtora administrativa do grupo La Mínima, Montagner vivia seu segundo casamento e afirmava que sua esposa era sua maior incentivadora.
Em 2013 a família chegou a morar por um tempo na cidade do Rio de Janeiro, mas resolveram fixar residência em um condomínio fechado no município de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo, distante da capital cerca de 25 km, em um local cercado de muito verde e tranquilidade, com seus três filhos (Antonio Montagner, Dante Montagner e Leo Montagner).
Em 15 de setembro de 2016, após o termino das gravações de mais um capítulo da novela "Velho Chico", Domingos Montagner, juntamente com a atriz Camila Pitanga resolveram dar um mergulho no Rio São Francisco, em um local chamado de "prainha" em Canindé de São Francisco no estado de Sergipe [Coordenadas GPS: Latitude / Longitude = 9°38'26.71"S, 37°47'9.70"W].

Local onde Domingos Montagner e Camila Pitanga mergulharam no dia 15/09/2016, resultando no afogamento do ator:

;

Após alguns instantes na água, os dois atores começaram à serem puxados pela correnteza do rio.
Camila Pitanga conseguiu se agarrar à uma pedra e se salvar, mas Domingos Mongner, mesmo sabendo nadar, ficou esgotado de lutar contra a correnteza e foi dragado pelas águas, desaparecendo nas profundezas do Rio São Francisco.
Camila Pitanga, desesperada, pediu socorro, sendo em seguida acionado os bombeiros e uma grande busca se iniciou para encontrar Domingos Montagner.

O ator ficou desaparecido durante quatro horas, até seu corpo sem vida ser encontrado submerso à 18 metros de profundidade, preso entre pedras, próximo à Usina Hidroelétrica Xingó, que estava próxima ao local.
O corpo de Domingos Montagner foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Aracajú - Sergipe, sendo que o resultado da necropsia feita no corpo do ator apontou morte por asfixia mecânica causada por afogamento, e também a existência de algumas escoriações na região do peito de Domingos, ocasionados por impacto em pedras durante o desocamento do corpo pelo rio.

Na tarde do dia 16/09/2016 o corpo do ator foi transladado do IML de Aracajú através de um avião bimotor fretado, o qual pousou 4 horas depois (aproximadamente às 18:20') no Aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro, na cidade de Jundiaí (SP).
Embora a cidade de Jundiaí esteja distante 55 km da cidade de São Paulo, esse aeroporto foi escolhido devido ao menor movimento, evitando dessa forma também um possível tumulto que seria gerado por curiosos.
O velório de Domingos Montagner ocorreu no Teatro Fernando Torres no bairro do Tatuapé, cidade de São Paulo -SP, bairro ele nasceu e creceu, na zona leste de São Paulo.

O Teatro onde foi velado o corpo de Domingos foi isolado por seguranças e policiais, evitando a entrada de curiosos e de uma multidão de fãs e admiradores, sendo feita uma cerimônia reservada somente para familiares de amigos.
Muitos famosos estiveram presentes no local, como parte do elenco da novela "Velho Chico", como Camila Pitanga, Antonio Fagundes, Marcelo Cerrado, Dira Paes, Marcos Palmeira, Lucy Alves e outros.
Amigos e familiares de Domingos Montagner também fizeram a última despedida do ator, sendo que somente sua esposa Luciana Lima esteve presente, pois seus filhos estavam muito abalados para participarem da cerimônia.

Curiosidade:
Semanas antes do acontecimento, o personagem interpretado por ele na novela "Velho Chico" foi salvo por índios, que o encontraram inconsciente no rio São Francisco, depois de ter levado um tiro de seu inimigo na trama, mesmo rio em que o ator perderia a vida.

Causa da Morte:
Domingos Montagner morreu 15/09/2016 com 54 anos de idade no devido à afogamento no Rio São Francisco em Canindé do São Francisco (SE).

Sepultamento:
O corpo de Domingos Montagner foi velado no
Teatro Fernando Torres no bairro do Tatuapé na cidade de São Paulo e aproximadamente às 12:00' do dia 17/09/2016 foi enterrado no Cemitério da Quarta Parada no bairro do Belém, também na cidade de São Paulo.

Av. Salim Farah Maluf - s/nº - Bairro do Belém - São Paulo - SP.
F.: 11-2606-8714,

Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[23°32'46.42"S, 46°34'56.54"W]

[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]
_____________________________________________________________

Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
_____________________________________________________________



Domingos Montagner


Domingos Montagner


Domingos Montagner na Novela "Velho Chico"


Domingos Montagner caracterizado com Palhaço,
representação que ele amava

Domingos Montagner e sua esposa Luciana Lima


Domingos Montagner e a atriz Camila Pitanga


Enterro de Domingos Montagner


Enterro de Domingos Montagner


Enterro de Domingos Montagner


Enterro de Domingos Montagner


Enterro de Domingos Montagner

 

Trabalhos:

Domingos Montagner





Explore o mundo todo em 3D
com riqueza de detalhes
Google Earth


@alemdaim

www.alemdaimaginacao.com
assombracoes@gmail.com