Ator
[27 / 05 / 1922 <==> 07 / 06 / 2015]
Christopher Frank Carandini Lee, mais conhecido pelos fãs e cinéfilos do mundo todo como "Christopher Lee", foi um famoso ator inglês, lembrado pelos seus excelentes trabalhos para TV e Cinema, sendo mais notavelmente lembrado como o famoso "Conde Drácula" do cinema da década de XXXXX, e também por diversas atuações em filmes famosos, como "O Senhor dos Anéis" e "Star Wars".
Christopher Lee nasceu em 27 de Maio 1922, em Belgravia , Westminster, Londres (Inglaterra), o filho do tenente-coronel Geoffrey Trollope Lee (1879-1941), do 60º Batalhão Real Inglês, e sua esposa, a condessa Marie Estelle (née Carandini di Sarzano;. 1889-1981).
O pai de Lee lutou na Guerra dos Bôeres e na Primeira Guerra Mundial e sua mãe era uma linda mulher, que foi modêlo de beleza, sendo pintada em quadros por Sir John Lavery, bem como por Oswald Birley e Olive Snell, e esculpida por Clare Frewen Sheridan.
Sua linhagem pode ser atribuída a Carlos Magno.
Christopher Lee tinha uma irmã, Xandra Carandini Lee (1917-2002).
Os pais de Lee se separaram quando ele tinha quatro anos e se divorciaram dois anos depois.
Durante este tempo, sua mãe o levou, junto como sua irmã para Wengen na Suíça.
Depois de se matricular na Academia de Miss Fisher em Territet, ele teve com seu primeiro papel, como Rumpelstiltskin.
Eles então voltaram para Londres, onde Lee frequentou a escola particular de Wagner, e sua mãe se casou com Harcourt George St-Croix Rose, um banqueiro e tio de Ian Fleming, fazendo com que Lee e Fleming se tornassem primos em segundo grau.
A família mudou-se para Fulham, vivendo ao lado do ator Eric Maturin.
Uma noite, ele foi apresentado aa príncipe Yusupov e ao Grão-Duque Dmitri Pavlovich, os assassinos de Grigori Rasputin, que Lee iria representar muitos anos depois.
Quando Lee tinha nove anos, ele foi enviado para uma escola preparatória de verão em Oxford, sendo que alguns dos alunos de lá mais tarde frequentassem Eton.
Lee havia consegui uma bolsa de estudos, mas devido ao seu fraco desempenho em matemática, a acabou perdendo.
Como seu padrasto não podia pagar a mensalidade integral da escola, a qual era bastante elevada, Lee então foi transferido para o "Wellington Colege", onde conseguiu novamente outra bolsa de estdudos.
Lá, Lee teve aulas de grego antigo e latim, entre outras matérias.
Aos 17 anos e com um ano de estudos em Wellington, o período de verão de 1939 foi seu último.
Seu padrasto tinha ido à falência, devendo 25.000 Libras e sua mãe havia se separado dele.
Devido à isso, Lee tinha de conseguir um emprego, sendo que sua irmã já trabalhava como secretária para a Igreja da Inglaterra.
Sem oportunidades de trabalho imediatas, Lee foi foi enviado para a Riviera Francesa , onde sua irmã estava de férias com os amigos.
Em seu caminho até lá, ele parou brevemente em Paris, onde ficou com o jornalista Webb Miller, um amigo de Rose, e testemunhou o execução de Eugen Weidmann, a última pessoa a ser executada em público na França.
Chegando em Menton , ele permaneceu com a família russa Mazirov, vivendo entre exilados.
Foi arranjado que ele deveria ficar em Menton depois que sua irmã voltasse para casa, mas com a Europa na beira de uma guerra , ele voltou para Londres, que era seu lugar de origem.
Lá ele conseguiu trabalho como auxiliar de escritório para United States Lines.
Após trabalhar ali por algum tempo, Lee foi em busca de sua verdadeira carreira, a qual ele tinha uma vocação natural, atuação.
Então após vários contatos e buscas, ele finalmente foi contratado pela produtora "Two Cities Films",, onde assinou um contrato de sete anos.
Após atuar em seus primeiros papés em filmes menores, Lee
consegiu pepéis maiores em grandes produções, ficando mais conhecido como o famoso "Conde Drácula" no primeiro filme de 1950 "Horror of Dracula".
Apesar de interpretar diversos papéis em outros diversos filmes, Christopher Lee ficoui marcado como o "Conde Drácula" pela maior parte do público.
Em 1977, Lee deixou a Inglaterra e seguiu para os Estados Unidos da América, em parte para não ser estereotipado por seus diversos trabalhor em filmes de terror, como havia acontecido com seus amigos mais próximos Peter Cushing e Vincent Price.
Lee então seguiu sua longa carreira, atuando em seriados e diversos filmes de vários gêneros, sendo alguns dos mais famosos:
- O Senhor dos Anéis;
- Star Wars;
- O Hobbit;
- A Bússola de Ouro;
-
A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça;
- 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro.
Música:
Ao longo da carreira, Christopher Lee explorou seu lado cantor e lançou discos, EPs e singles. Gostava muito de heavy metal.
O mais recente trabalho foi o EP "Metal knight", lançado em 2014. "Associo o heavy metal à fantasia pelo tremendo poder que transmite", explicou em um comunicado na época do lançamento.
"Metal knight" tinha quatro canções e três versões alternativas das mesmas. Duas delas eram originais do musical "O homem de La Mancha": "I, Don Quijote" e "The impossible dream". "Don Quixote é o personagem de ficção mais heavy metal que conheço", explicou Lee.
As outras faixas eram "The Toreador March", da ópera "Carmen", de George Bizet, e "My way", popularizada por Frank Sinatra.
Em dezembro de 2013, Lee havia se tornado o intérprete mais idoso com uma canção nas paradas dos Estados Unidos. A música se chamava "Jingle hell", espécie de paródia da natalina "Jingle bells".
Homenagens:
Em 2001, Christopher Lee foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico por seus serviços como ator.
Em 2009, foi nomeado Cavaleiro por seus serviços como ator e filantropo.
Em 2011, ao receber um prêmio pelo conjunto da obra no Bafta, considerado o Oscar britânico, declarou que jamais se aposentaria."Eu odeio ser um ídolo. Como dizia o querido [ator] Boris [Karloff], não vou pendurar as chuteiras até morrer", declarou na ocasião.
Christopher Lee também atuou da divisão de operações especiais da Grã-Bretanha na 2ª Guerra Mundial.
"Eu fiz parte do Serviço Aéreo Especial [SAS, na sigla original], mas nós somos proibidos – seja no passado, no presente ou no futuro – de falar sobre quaisquer operações específicas. Vamos dizer apenas que eu estava nas Forças Especiais e deixar por isso mesmo", lembrou certa vez.
2ª Guerra:
Em 2001, Christopher Lee foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico por seus serviços como ator. Em 2009, foi nomeado Cavaleiro por seus serviços como ator e filantropo.
Em 2011, ao receber um prêmio pelo conjunto da obra no Bafta, considerado o Oscar britânico, declarou que jamais se aposentaria.
"Eu odeio ser um ídolo. Como dizia o querido [ator] Boris [Karloff], não vou pendurar as chuteiras até morrer", declarou na ocasião.
Christopher Lee também atuou da divisão de operações especiais da Grã-Bretanha na 2ª Guerra Mundial.
"Eu fiz parte do Serviço Aéreo Especial [SAS, na sigla original], mas nós somos proibidos – seja no passado, no presente ou no futuro – de falar sobre quaisquer operações específicas. Vamos dizer apenas que eu estava nas Forças Especiais e deixar por isso mesmo", lembrou certa vez.
Causa da Morte:
Crhistopher Lee morreu com 93 anos de idade no Hospital Chelsea e Westminster em 07 de junho de 2015 às 8:30 am depois de ser admitido para problemas respiratórios e insuficiência cardíaca, isso pouco depois de comemorar seu 93o aniversário.
Sua esposa atrasou o anúncio público até 11 de Junho, a fim de dar a notícia primeiramente à sua família.
Obs.: Em entrevista concedida por Christopher Lee certa vez, ele disse que sua paixão em atuar era tão grande, que ele atuaria até o fim, quando morresse.
E foi isso o que aconteceu.
Christopher Lee deixa a esposa, Birgit, conhecida como Gitte, com quem era casado desde 1961, e uma filha, Christina.
Sepultamento:
Até o momento, sem informações sobre o local do sepultamento.
*Assim que forem obtidas essas informações, a Mini Biografia será atualizada.
____________________________________________________________
Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
____________________________________________________________