CARLOS ZARA

Ovni's e Alien's
Principal

Ator / Diretor

[14 / 02 / 1930 <==> 11 / 12 / 2002]

Antônio Carlos Zarattini, mais conhecido como Carlos Zara, foi um famoso ator e diretor brasileiro, lembrado pelo público em geral principalmente pelos seus inúmeros papéis em diversas novelas para a televisão, embora também tenha participado de vários filmes para o cinema nacional..

Carlos Zara nasceu na cidade de Campinas no estado de São Paulo e chegou a estudar piano por oito anos, formou-se em engenharia na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, mas foi nos palcos que achou seu caminho, tanto que enquanto estudava engenharia ele fez parte do Grupo de Teatro da Poli.
Estreou no teatro com a peça "Cama para três".
Depois da estreia nos palcos, Zara foi parar nos estúdios da TV Record, em 1956.

Em 1959 participou do teleteatro da TV Tupi.
Um ano depois, a convite da Record, aceitou o desafio de encenar e dirigir clássicos da literatura no Grande Teatro Record.
Em 1963 foi chamado para fazer parte do elenco da TV Excelsior.
E foi nessa emissora que, em 1967, fez um de seus papéis mais marcantes: o Capitão Rodrigo, personagem da adaptação para a TV do romance O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.
Atuou em mais de 30 novelas e minisséries, 26 peças teatrais e quatro filmes, entre eles Pra Frente, Brasil (1981) e Lamarca (1994).

Na Rede Globo atuou em Pai Herói, Baila Comigo, Elas por Elas, Direito de Amar, Sassaricando, Lua Cheia de Amor, Anos Rebeldes, Mulheres de Areia, Pátria Minha e Cara e Coroa, entre outras.
Talvez seu trabalho mais marcante na emissora carioca tenha sido o seu primeiro, em Pai Herói, de Janete Clair, onde viveu o mau-caráter César Reis, que tiranizava a esposa Carina (Elizabeth Savalla) e que era o principal antagonista de André (Tony Ramos).

Entre seus trabalhos, Carlos Zara também deu aulas de Matemática no programa "Telecurso 2º Grau", transmitido pela TV Cultura de São Paulo entre os anos de 1978 e 1980.

Seu último trabalho na TV foi ao lado de sua mulher e também atriz Eva Wilma - com quem foi casado por 23 anos - no seriado Mulher (1998/1999).
Os dois se conheceram nos bastidores da TV Tupi, na década de 1970.

Carlos Zara morreu aos 72 anos de idade, em decorrência de falência múltipla de órgãos e insuficiência respiratória provocadas por um câncer de esôfago, após passar cinco dias internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Ele estava sob os cuidados dos médicos Drauzio Varella e Wagner Ibraim Pereira.
O câncer, descoberto em agosto de 2001, estava sendo tratado com sessões de radioterapia e quimioterapia.


Causa da Morte: Câncer de Esôfago.

Sepultamento:
O Corpo de Carlos Zara foi Cremado no Crematório do Cemitério da Vila Alpina em São Paulo.
Av. Francisco Falconi, 437 Vila Alpina - São Paulo - SP.

Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[23°35'26.18"S, 46°33'53.89"W]

[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]
___________________________________________________________

Nota: [Zelamos pela qualidade e precisão das informações contidas nas Mini Biográfias publicadas, no entanto falhas podem ocorrer, sendo que neste caso solicitamos que possíveis erros existentes nessa Mini Biografia, bem como para complementar informações e dados que possam melhorar o artigo, sejam comunicados através do e-mail: assombracoes@gmail.com].
___________________________________________________________



Carlos Zara


Carlos Zara


Carlos Zara


Casamento de Carlos Zara com Eva Wilma


Capa de Revista com Carlos Zara e Eva Wilma

Trabalhos Realizados:

Carlos Zara



Explore o mundo todo em 3D
com riqueza de detalhes
Google Earth


@alemdaim

www.alemdaimaginacao.com
assombracoes@gmail.com