Ator / Lutador de Artes Marciais
[27 /11 / 1940 <==> 20 / 07 / 1973]
Pai do também ator Brandon Lee.
Bruce Lee foi um famoso ator e lutador de artes marciais, conhecido até os dias de hoje como uma lenda nas técnicas marciais orientais.
Por equilibrar a teoria das artes marciais e um ótimo desempenho em filmes, Bruce Lee continua a ser até os dias de hoje o ator de artes marciais mais reconhecido do século XX.
Embora tenha nascido em San Francisco (EUA), Lee se mudou para Hong Kong (China) com sua família enquanto ainda era uma criança, o qual no futuro atuaria em vários filmes produzidos naquele país.
Depois de perder uma briga de rua em 1953, ele começou a estudar Wing Chun Kung Fu, um tipo de luta marcial.
Após muito treino e dedicação, rapidamente se tornou um dos mais temidos lutadores de rua em Hong Kong, além de, ironicamente, se tornar um campeão de dança no estilo Cha-Cha no ano de 1958.
Sua reputação de lutador de rua o levou a ter vários problemas com a polícia, e devido à isto, os pais de Lee o convenceram a retornar para os Estados Unidos em 1959, uma viagem em grande parte financiada pelas aulas que de dança Cha-Cha que ele ministrou aos passageiros de primeira classe a bordo do navio durante a viagem para a América.
Trabalhando em empregos estranhos e ensinando Kung Fu, Lee entrou na Universidade de Washington em 1961, ganhando uma licenciatura em filosofia.
Sua reputação como um artista marcial cresceu, e em 1964 ele foi convidado pelo pioneiro Kenpo Karate Ed Parker para fazer uma demonstração no “Long Beach International Karate Championships”.
Sua atuação se tornou a sensação do mundo das artes marciais. No final daquele ano Lee então abriu sua primeira academia e artes marciais em Oakland, Califórnia.
Após alguns meses, um instrutor rival de outra academia, chamado Wong Jack Man, criticou e ofendeu a política de Lee sobre ensinar todos os alunos independentemente de sua etnia.
Então Lee o desafiou para uma luta, sendo que como regra, o perdedor teria que fechar sua academia.
No final, Lee venceu a luta, mas não com muita vantagem, sendo que sua dificuldade em vencer o adversário o fez repensar seriamente sobre suas técnicas de artes marciais.
Devido à este fato, Lee viria a conceber um novo estilo chamado “Jeet Kune Do”.
Apesar de manter os movimentos do Wing Chun, o novo estilo de Lee acabou agrupando técnicas utilizadas em Kung Fu, luta livre, jiu-jitsu, Filipinas Boxe, e até mesmo algumas técnicas de esgrima. Em 1966, Lee estrelou como Kato na série de televisão "The Green Hornet" (O Besouro Verde).
Embora modestamente recebido nos Estados Unidos, "The Green Hornet" foi um enorme sucesso em Hong Kong.
Depois de estabelecer uma fantástica e bem-sucedida escola de artes marciais em Los Angeles, a qual atendia à várias celebridades Lee aproveitou a ascensão de sua popularidade em Hong Kong, retornando à cidade em 1970 para fazer uma série de filmes de artes marciais, incluindo "Fists of Fury" e "A Conexão Chinesa".
Esses filmes se tornaram populares em todo o mundo, ganhando uma legião de fãs devotados.
Ele seguiu sua produção com um orçamento maior em "Enter the Dragon" e "Return of the Dragon".
Em 1973, depois de experimentar uma série de dores de cabeça, Bruce Lee morreu de um edema cerebral.
Embora muitos ainda especulem que sua a morte possa ter sido um assassinato ligado às artes marciais, a opinião prevalecente dos médicos é de que Lee morreu de uma infeliz combinação de medicamentos, o que provocou o edema cerebral.
Causa da morte: Edema Cerebral Agudo.
Sepultamento:
Lake View Cemetery
Seattle King County Washington, EUA
Local: Lote 276, Grave 3.
Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[47°38'1.34"N, 122°18'57.12"W]
[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]