Cantora e Compositora
[14/09/1983 <==> 23/07/2011]
Amy Jade Winehouse foi uma famosa cantora e compositora britânica, sendo uma das vocalistas mais bem sucedidas de sua geração.
Amy Winehouse nasceu em 14/09/1983, em uma área suburbana de Southgate, bairro de Londres, numa família judia de quatro pessoas.
Seu pai, Mitchell Winehouse, era motorista de táxi e sua mãe, Janis, farmacêutica.
Amy tinha ainda um irmão mais velho, Alex Winehouse.
Ela cresceu em Southgate, onde fez os estudos na Ashmole School.
Por volta dos dez anos, Winehouse fundou uma banda amadora - e de curta vida útil - de rap chamada Sweet 'n' Sour, as Sour.
Ela descreveu a banda como sendo the little white Jewish Salt 'n' Pepa ("a pequena Salt 'n' Pepa judaica").
Ganhou a sua primeira guitarra elétrica aos 13 anos de idade e, por volta dos 16 anos, já cantava profissionalmente ao lado de um amigo, o cantor de soul Tyler James.
Segundo os pais de Amy, ela não demonstrava muito talento e cantava timidamente.
Eles acreditavam que ela não tinha muitas expectativas de sucesso na carreira artística.
Antes de assinar o contrato com a Island Records, Amy cantava e tocava em pubs de Londres.
Darcus Breeze ouviu canões "demos" que a cantora havia enviado e quis saber quem era a garota "com a voz de jazz e blues".
Pouco depois, Amy assinou um contrato com a Island e lançou seu álbum de estreia, Frank.
O seu álbum de estreia, Frank, lançado em outubro de 2003, foi produzido por Salaam Remi.
Diversas canções do álbum possuem influências do jazz e todas as canções foram escritas por Winehouse.
O álbum foi bem recebido pela crítica e sua voz foi comparada à de Sarah Vaughan, Macy Gray, dentre outras.
Frank foi indicado para o Mercury Music Prize 2004.
O álbum foi lançado apenas no Reino Unido.
O seu segundo álbum, Back to Black, recebeu seis indicações para o Grammy 2008, das quais venceu cinco: Canção do Ano, Gravação do Ano, Artista Revelação, Melhor Álbum Vocal Pop, Melhor Performance Vocal Pop Feminina.
Back to Black atingiu grande sucesso comercial, sendo o disco mais vendido de 2007 (mais de 5 milhões de cópias no ano) e com mais de 8 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro até o primeiro semestre de 2008 e 13 milhões de cópias vendidas até 2010.
Durante o EMA 2007, Amy recebeu um prêmio surpresa: foi feita uma votação entre os artistas de mais destaque nesse ano para saber qual o artista que merecia ganhar, tendo sido Amy a mais votada.
Artistas como Rihanna, Chris Brown, Fergie e Shakira disseram que ela merecia uma vez que é "original, tem uma voz incrível e um ritmo único".
Apesar de ter apenas dois álbuns de estúdio, Amy Winehouse teve Rehab eleita pelos criticos do segmento uma das músicas mais influentes da década 2000-2009.No dia 18 de maio de 2007, Amy casou-se com Blake Fielder em Miami - EUA.
Seu ex-marido agora cumpre prisão temporária desde dezembro de 2010 pela acusação de ter ferido gravemente James King, de 36 anos, proprietário de um pub, e de ter tentado obstruir a justiça também ainda em 2007. Blake admitiu sua culpa em audiências preliminares ao processo e, assim, evitou que o processo fosse agravado.
Sua sentença poderia chegar a dez anos. Amy assistiu duas vezes a audiências no tribunal londrino de Snaresbrook.
Em 16 de julho de 2009, Amy e Blake se divorciariam por causa de acusações mútuas de infidelidade e nessa época foram tornadas públicas as brigas com agressões que eles tiveram.
Boatos do reatamento de Amy com Blake foram desmentidos e ela já estava namorando Reg Traviss, um diretor de cinema.
Segundo amigos e parentes da cantora, Traviss era uma ótima influência para Amy e não tinha envolvimento com drogas nem álcool.
Amy Winehouse foi presa duas vezes no ano de 2008, devido à posse de drogas, e confessou ter batido em um homem com as mãos.
Ela passou uma noite numa cela sem ter recebido acusação formal.
O pai da cantora, Mitch Winehouse, lançou-se como cantor com o álbum Rush Of Love, que traz clássicos do jazz de Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e ainda mais quatro músicas compostas por Mitch.
Amy Winehouse possuía algumas tatuagens pelo corpo. No braço direito, um pássaro com as palavras Never clip my wings (nunca amarres as minhas asas).
No braço esquerdo, uma pin-up e uma ferradura (símbolo de sorte), misturadas com a expressão daddy's girl (menina do papai). Já no antebraço esquerdo tinha uma pena.
Na barriga, Hello Saylor (Olá, Marinheiro).
Finalmente, sobre o seio esquerdo tinha um bolso tatuado e, logo acima, o escrito Blake's, que significa do Blake.
Amy provocou vários incidentes e escândilos devido ao seu vício em drogra, tendo várias vezes tentado superar o vício em clínicas de desintoxicação, mas sem sucesso.
Os tablóides britânicos elegeram-na como alvo preferencial, destronando Pete Doherty, ex-The Libertines e atual líder da banda Babyshambles, como junkie mais famoso da Grã-Bretanha.
No dia 22 de janeiro de 2008, um vídeo com Amy usando crack e outras drogas saiu no site do jornal inglês The Sun.
Em 25 de janeiro, ela foi internada numa clínica de reabilitação, tendo sido vigiada 24 horas por dia.
Em função das polêmicas, o governo dos Estados Unidos negou visto à artista para cantar no Staples Center, sede da 50ª edição do Grammy, realizada em 10 de fevereiro de 2008, em Los Angeles.
A pedido dos organizadores, Winehouse deveria cantar numa performance ao vivo de Londres, onde morava e cumpria seus tratamentos antidrogas.
Várias fotografias de Amy com Blake foram parar na Internet.
Numa dessas, ela aparece em poses sensuais, com o seu seio exposto e com comprimidos na língua.
Também apareceram dois vídeos: um em que Amy canta uma música racista e outro em que ela está com Pete Doherty, brincando com ratinhos recém-nascidos.
Depois ela pediu desculpas pelo vídeo em que canta a música racista.
Os escãndalos provocados por Amy aumentaram cada vez mais, inclusive devido ao seu envolvimento em brigas com fãs e "paparazzis", bem como os flagrantes que foram documentos em fotos, mostrando-a totalmente embriagada, caída em saída de bares e também em outras, visivelmente drogada e fora de si.
Após ter uma vida repleta de sucesso, fama, mas também totalmente desstruída pelo vício em drogas e alcool, Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa, situada em Camden, Londres, no dia 23 de julho de 2011, às 16 horas (hora local).
A informação teria sido divulgada pelo jornal The Daily Mirror e confirmada pela polícia inglesa.
O jornal The Sun divulgou a notícia sobre a morte, informando que a polícia havia sido chamada às 16:05' a uma propriedade ao norte de Londres para atender uma mulher desacordada.
A causa da morte foi estabelecida somente em 26 de outubro de 2011 pelas autoridades: intoxicação alcoólica.
Amy tinha no sangue 4,16 g/l de álcool no sangue e, segundo as conclusões do inquérito, entrou em coma e acabou por morrer.
A cerimônia fúnebre aconteceu no dia 26 de julho de 2011, uma terça-feira, em Londres, seguindo os preceitos da religião judaica.
O corpo de Amy foi cremado, e segundo seu desejo, suas cinzas foram colocadas em conjunto das cinzas de sua avó, a qual ela tinha um carinho e estima muito especial.
Amy Winehouse morreu em 23/07/2011 com 27 anos de idade em Londres - Inglaterra, vítima de choque provocado intoxicação alcóolica provocado por excesso de ingestão de bebida.
Causa da Morte: Oficial: Intoxicação Alcóolica.
Não oficial: Intoxicação Alcóolica em conjunto com uso de drogas.
Sepultamento: O corpo de Amy Winehouse foi cremado e suas cinzas foram colocas junto com as cinzas de sua avó, a qual ela tinha um grande carinho e estima especial.