AS CRIATURAS "SOMBRA"


"Desde de épocas antigas existem relatos do avistamento de estranhas criaturas sem forma física consistente, aparentando serem "sombras", as quais surgem nos locais menos esperados, como quartos escuros, porões, escadas, matas fechadas e florestas.
Algumas pessoas dizem que até foram perseguidas por esses estranhos seres.
Mas o que são essas estranhas criaturas, de onde vem e quais são seus objetivos?"


=================================================================================

As "Criaturas Sombra" , ou também "Pessoas Sombra" - são também conhecidos como: fantasmas da sombra, vultos, seres da sombra, homens da sombra, ou povo da sombra – seriam entidades sobrenaturais em sua maioria com forma humanoide que, segundo relatos, são vistos em sua maior parte pela visão periférica durante o estado de vigília (estado entre estar acordado e dormindo), embora também existam relatos de pessoas que avistaram diretamente e até foram perseguidas por essas estranhas e misteriosas criaturas.

São considerados na cultura paranormal como tipos específicos de espíritos malígnos e furtivos.
Diversos princípios científicos podem ser usados para tentar explicar o fenômeno das pessoas sombra, desde ilusões óticas, alucinações trazidas sobre circunstâncias psicológicas, paralisia do sono, ou até mesmo pelo fenômeno conhecido como pareidolia.
Cientistas e estudiosos acreditam que esses estranhos seres, pertencem na realidade à uma dimensão paralela à existente em nosso planeta, e que são antigos, antes da humanidade, sendo que que através de "Dobras Tempo/Espaço" ou "Portais Interdimensionais", quando abertos, penetram em nossa dimensão, sendo então avistados por pessoas em circunstâncias específicas.

O fato é que existem vários relatos ao redor do mundo de pessoas que afirmam terem visto ou tido algum tipo de contato com tais criaturas, principalmente durante o estado de vigília.
E os relatos não são apenas dos tempos atuais, mas vem desde épocas remotas, sendo os primeiros casos relatados em manuscritos encontrados em abadias do século IV.
Estudiosos orientais acreditam que eles sejam uma espécie de "Yurei" na visão do Japoneses, ou os citados "Sucubus" descritos na Idade Média e os "Qarinah" dos contos árabes, e tem até aqueles que digam que eles são os "Ceifadores" (anjos da morte).

Um dos maiores nomes no estudo desse tema é Rosemary Ellen Guiley. Rosemary investiga fenômenos  paranormais dessa natureza há anos.
Diz Rosemary que as "Criaturas Sombra" tem um comportamento comum: se movem rapidamente rodeando o observador ou permanecem estáticas ao seu lado, causando na maioria das vezes um sentimento de temor e/ou paralisia.
Dentre os vários tipos de "Criaturas Sombra" já relatados, são os conhecidos como "Hooded Figure (Figura Encapuzada)", e o "Hat Man (Homem de Chapéu ou o Homem da Capa Preta".

Algumas teorias foram levantadas sobre quem ou o que poderia ser essas estranhas e misteriosas criaturas, sendo as mais aceitas, descritas a seguir:

1. Fantasmas ou espíritos desencarnados atormentados:

Essa é uma das mais antigas teorias desenvolvidas a respeito.
Devido à crenças antigas de que a luz representa o bem e a escuridão o mal, as "Criaturas Sombra", devido à sua ausência de luz, são diretamente associadas ao mal, levando os antigos à crerem que podem ser espíritos desencarnados que estão atormentados, pois quando em vida provavelmente fizeram algum mal à seus semelhantes, e quando partiram para o além não encontraram seu caminho para a luz, ficando vagando em nosso mundo em busca de uma salvação.

2. Entidades não-humanas, como demônios ou anjos:

Anjos e demônios, são segundo a crença judaica-cristã, entidades não-humanas anteriores à nós.
Segundo a lenda, a principio anjos e demônios eram a mesma coisa.
Apesar de serem seres de luz, eram dotados de alguns sentimentos bastante conhecidos por nós, como o orgulho.
Quando Deus decidiu criar os humanos e conceder o livre-arbítrio, certos anjos consideraram uma afronta a sua superioridade.
Esses anjos foram para o lado negro da força, e liderados por Lúcifer, confrontaram as forças divinas.
Após a derrota foram castigados a viver em uma dimensão de trevas, conhecida por nós como inferno.A demonologia e a Ars Goetia de Salomão explicam quem são os principais demônios e qual os seus poderes.
Muitos deles podem se transformar em sombras para se camuflar do olhar humano.
Devido à essa crença, surgiu a teoria de que as "Criaturas Sombra" são demônios que estariam vagando pelo nosso mundo.

3. Aliens, formas de vida com base estrutural diferente:

Segundo outra teoria desenvolvida, existem grupos de pessoas que acreditam que as "Criaturas Sombra" podem ser seres Extraterrestres (ET's) que estariam infiltrados em nosso mundo, possuindo uma forma física diferenciada e talvez servindo como camuflagem com a aparência das "Criaturas Sombra".

4. Viajantes do tempo no hiperespaço:

Outra teoria discutida comenta que as "Criaturas Sombra" poderiam ser o reflexo momentâneo da passagem pelo nossa dimensão e "tempo" de viajantes do tempo, os quais em uma época distante conseguiram desenvolver a tecnologia própria para se deslocar no espaço tempo, sendo que, quando passam por uma determinada época ou momento instantâneo, geram uma imagem temporaria, podendo ser as avistadas "Criaturas Sombra".

5. Criaturas de um universo de 2 dimensões que por algum motivo desconhecido invadem o universo tri-dimensional:

Da mesma forma que alguns cientistas dizem que podem existir universos quadridimensionais de espaço, também existe a crença de que possam existir universos bidimensionais de espaço.
Mesmo que seja difícil de se imaginar, de acordo com essa teoria as "Criaturas Sombras" poderiam ser puramente "sombras" com ausência de luz e volume, provocados pela distorção do espaço onde ocorreria sua passagem.
Os investigadores também ressaltam que supostamente essas criaturas são mais visíveis na completa escuridão.
A luz de algum modo tornaria-os invisíveis aos nossos olhos, embora algumas fotográfias tenham captado as supostas entidades em plena luz do dia.

Abaixo está contido um vídeo com o relato verídico de uma pessoa que avistou as "Criaturas das Sombras":

 

Formas de avistamento e das "Criaturas Sombra":

Inicialmente essas estranhas criaturas podem ser avistadas através dos canto dos olhos de forma furtiva, como se estivessem tentando sair do raio de visão da pessoa que os avistou, mas quando a pessoa gira para olhar diretamente para eles, o ser simplesmente desaparece.

A pessoa que avista esses estranhos seres, geralmente tendem à assumir que poderia ser alguma anomalia peculiar de sua visão, no entanto ainda permanece o sentimento que existe alguém observando por perto..
Esse sentimento pode durar meses ou mesmo anos, e em intervalos de tempo intermitentes, a pessoa pode observar vultos com movimentos rápidos dentro da escuridão, podendo ser percebidos pela visão visão periférica, mas são ignorados.
A pessoa, de forma instintiva, usa a “válvula de segurança”, pensando que “não é nada demais, é apenas imaginação”, até que finalmente acontece o mais sinistro encontro sem aviso prévio.
Em um determinado momento, sem sinal ou aviso, a pessoa se depara com a "Criatura Sombra" diretamente em sua frente, cara a cara em plêna escuridão, deixando todo o organismo físico da pessoa parasisado de tanto terror.

Em certos momentos a "Criatura Sombra" surge como uma silhueta de uma pessoa simples, do sexo masculino, mas geralmente sem quaisquer características de gênero.
A das pessoas que avistam as "Criaturas Sombra" dizem que elas estão com um “chapéu”, outros dizem que os seres estão encapuzados.
Algumas testemunhas dizem que são seres sólidos, em contrapartida, outros dizem que são como fumaça.
Alguns são vistos apenas da cintura para cima. Outros têm claramente apenas pernas.
Esses misteriosos seres ficam na espreita nos cantos, através das paredes, em armários ou atrás de aparelhos de televisão, arbustos, árvores, matas, florestas e edifícios.
Às vezes eles simplesmente desaparecem nas trevas como se entrassem na escuridão, e em outros casos são avistados em espelhos.

A pergunta que é feita por muitos é : “Qual é o seu propósito?”
Uma coisa é certa, as personalidades e intenções de pessoas de sombra são muito variadas,.
Enquanto um número de testemunhas que os avistaram acreditam que as "Criaturas Sombra" agem como guardiões benevolentes assistindo e guiando-nos, há outras testemunhas que não tem dúvidas do potencial maligno que eles possuem.

Mas seriam todos os tipos de avistamentos de "Criaturas Sombra" descritos em várias partes do mundo, o mesmo tipo de ser, ou haveriam seres sobrenaturais distintos, mas com aparência semelhante, vindos de pontos diferentes do universo, possuindo propósitos distintos?
Seriam algumas dessas estranhas e aterrorizantes criaturas do além e outras de "outro mundo" ou "outra dimensão"?


Esse é um mistério que talvez nunca seja esclarecido, permanecendo apenas uma certeza: "a do terror que as pessoas que avistaram esses estranhos seres sentiram quando os avistaram de forma furtiva e repentina".