A MISTERIOSA LENDA DO
"JACARÉ LUMINOSO"


"De onde surgem as lendas sobre criaturas fantásticas que circulam pelo mundo?
Seriam simples invenções de pessoas para impressionar seus companheiros, ou teriam como base fatos reais de avistamentos de seres que jamais imaginaríamos que existissem?"

O artigo a seguir descreve uma dessas misteriosas lendas. Simples invenção? Será?

=================================================================================

Existe na cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul [Coordenadas GPS (Latitude / Longitude): 30° 4'58.00"S, 51° 1'30.00"W], uma famosa lenda local sobre um estranho animal (Jacaré), o qual possúi emana luz própria, e surge à noite em um lago local.

Segundo o dito, a criatura vive no famoso Lago Tarumã, tendo sido também avistada numa espécie de piscina natural junto ao lago, que serve de dreno para áreas de charco e é comumente chamada Cacimba* do Lago Tarumã.

(*) A construção em si não é uma cacimba, mas um reservatório; “cacimba”, nesse caso, trata-se apenas do nome popular do local.

APARÊNCIA:

O Jacaré Luminoso tem a forma do réptil que lhe dá nome, em grandes proporções, mas com a peculiaridade de emitir uma luz azulada semelhante ao luar. Como essa luminosidade ocorre inclusive em noites de escuridão total, o ser literalmente brilha no escuro, daí a origem do seu nome.

Alguns relatos tratam que a criatura às vezes é percebida em razão dessa luz ser emitida inicialmente pelos seus olhos, se espalhando então pelo corpo até que resulte numa transparência parcial, que dá ao jacaré uma aparência translúcida e fantasmagórica.

APARIÇÕES:

Embora muitos sejam os relatos sobre o Jacaré Luminoso, esse nunca foi avistado por mais de duas pessoas (às vezes uma) num mesmo momento. Parte da lenda diz que ele não pode ser filmado ou fotografado.

Não é uma criatura naturalmente agressiva, embora não existam relatos de alguém ter se aproximado demais voluntariamente – o que seria normal com um jacaré.

As suas aparições são atribuídas deixar mais apaixonados os amantes, principalmente quando ocorre o fenômeno da translucidez, o que faz com que casais aventurem-se nas margens do Lago Tarumã à noite na tentativa de avistá-lo.

ORIGENS:

Não existe uma origem conhecida para essa lenda, apenas especulações.
O Lago Tarumã é um lago artificial (localizado no bairro de mesmo nome), e muitos dizem que o Jacaré Luminoso já existia no banhado que lá havia, antes do represamento.

Já a sua influência sobre os amantes pode ter origem no romantismo que atribuímos aos luares claros, do período de Lua Cheia, os quais se assemelham a luminosidade do bicho.

 


Lago Tarumã em Viamão - Rio Grande do Sul
Local do suposto avistamento do "Jacaré Luminoso"


Quem gostaria de comprovar se essa misteriosa criatura não passa de uma simples "Lenda Local", ou não?

 

 

Colaboração:
Carlos - Canela - Rio Grande do Sul - Brasil